Rui Car
14/02/2017 17h11 - Atualizado em 14/02/2017 15h28

Otaciliense é aprovado em 12 vestibulares e vai estudar medicina na USP

Preconceito e Superação estiveram no caminho de Vanderson

Assistência Familiar Alto Vale
Correio Otaciliense

Correio Otaciliense

Delta Ativa

Um sonho distante e, para muitos, quase impossível, vai se tornar realidade na vida do jovem otaciliente Vanderson Mayron Granemann Antunes que, aos 20 anos, conseguiu a façanha de ser aprovado em nada menos que 11 vestibulares para o curso dos seus sonhos: Medicina.

 

A vaga para a realização do sonho veio depois de muito esforço, após três anos de dedicação e foco aos estudos, além de abdicar de momentos que todo jovem quer ter, como festas, baladas, saídas com os amigos, dentre outras.

 

23026854.jpg

 

Preconceito e Superação estiveram no caminho de Vanderson

Em entrevista ao Jornal Correio Otaciliense, Vanderson conta que uma das piores coisas que encontrou em seu caminho foi o preconceito e a ideia fixa do brasileiro, que acha que medicina é um curso destinado apenas aos ricos. “Eu era garçom, e quando um patrão me perguntou qual era meu sonho, ele me disse que seria impossível. Que eu era pobre e trabalharia pra ele a vida inteira”, disse ele.

 

Natural de Otacílio Costa, aos cinco anos se mudou para Jaraguá do Sul com a mãe e o irmão mais velho. Ao terminar o Ensino Médio, em 2013, Vanderson se mudou para Santa Maria, onde frequentou alguns cursos, que mantinha com trabalhos informais. Após, ganhou um curso de maior expressão e melhor qualidade, e foi quando passou a se dedicar integralmente aos estudos.

 

O resultado foi imediato, e ele conseguiu a primeira aprovação para o curso, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), mas foi no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ele realizou o grande sonho: Ser aprovado na Universidade Federal de Santa Catarina e, de quebra, alcançou nota suficiente para a Universidade de São Paulo, a USP, considerada a melhor Universidade da América Latina.

 

Ao todo, Vanderson foi aprovado nas seguintes instituições: duas vezes na Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Centro Universitário Univates e, finalmente, Universidade de São Paulo (USP).

Justen Celulares