Rui Car
04/04/2018 09h55 - Atualizado em 04/04/2018 08h09

Parque de Exposições de Trombudo Central será revitalizado para receber atividades culturais, recreativas e de lazer

Primeiro evento será a festa em comemoração ao aniversário de 60 anos do município

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O Parque de Exposições de Trombudo Central, que servia de palco nos anos 80 para a tradicional Festa Estadual da Mandioca, será revitalizado a partir deste mês. Os trabalhos já começaram, visando o evento em comemoração ao aniversário de 60 anos da cidade, marcado para o mês de julho.

 

O objetivo da Administração Municipal é recuperar toda a estrutura, o que inclui roçadas, pinturas, consertos e construções. Algumas edificações terão que ser demolidas por estarem muito danificadas, como é o caso de algumas casinhas localizadas ao redor da lagoa central. O projeto inclui ainda reparos nos banheiros, manutenção do sistema de energia elétrica e um trabalho de jardinagem.

 

O espaço reservado ao rodeio crioulo também vai ganhar atenção especial. As cercas de madeira já foram todas removidas, para dar lugar a uma nova estrutura. “Contamos com o apoio dos integrantes do CTG Querência Nativa na elaboração do novo projeto, onde será utilizada madeira tratada, tornando a estrutura mais resistente ao tempo”, explica o secretário de Administração e Finanças, Geziel Balcker.

 

NOVAS PARCERIAS

Além de receber eventos promovidos pela Prefeitura, a proposta é tornar o Parque de Exposições um local para a prática de atividades recreativas e de lazer. Para isso, o Executivo Municipal estuda firmar parcerias com a iniciativa privada. “Vamos convidar as empresas locais para serem nossas parceiras, podendo utilizar o espaço de forma organizada e, consequentemente, se comprometendo a ajudar na manutenção de toda essa grande estrutura”, ressalta a prefeita Geovana Gessner.

 

Ou seja, com a conclusão da revitalização e com a aprovação das parcerias, o parque estará pronto para receber a população, para a prática das mais diversas atividades, como acampamentos, piqueniques, pescaria e festas de família e grupos de amigos. “O acesso e o uso do parque vão acontecer com mais controle e segurança, resultando na maior proteção ao patrimônio público”, finaliza Geovana.

 

HISTÓRIA

O Parque de Exposições de Trombudo Central foi inaugurado em 1985, pelo então prefeito Arnoldo Rinnert. Após a inauguração, passou a ser palco da Festa Estadual da Mandioca, onde era comemorado o resultado da safra de uma das principais culturas agrícolas do município. “O seu Arnoldo foi um grande incentivador do resgate cultural e das manifestações alemãs na nossa cidade, quando foram criados também nessa época os primeiros grupos de dança folclórica, formados por casais que se reuniam no pavilhão de eventos”, lembra Celso Marcelino, que na época ocupava o cargo de coordenador de Educação.

 

Com a construção do parque, a Festa Estadual da Mandioca passou a fazer parte do calendário de eventos de Santa Catarina, tendo como atrações bailes, exposições de gado e maquetes que retratavam o cultivo da mandioca, apresentações folclóricas, gastronomia típica e os divertidos passeios de pedalinho.

 

A edição de 1986 foi a que mais atraiu público, tendo, inclusive, uma atração internacional. O show com a cantora paraguaia Perla encantou a multidão. “É importante destacar que antes do pavilhão ser inaugurado, a Festa da Mandioca acontecia no clube Tamoio, sendo um evento bem familiar, inclusive com a realização de gincanas envolvendo as comunidades locais”, finaliza Celso.

Justen Celulares