Rui Car
15/08/2020 10h45 - Atualizado em 15/08/2020 10h46

A passagem de uma Supercélula provocou tornados em SC

Meteorologista Leandro Puchalski dá detalhes sobre o fenômeno

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

Durante a última sexta-feira (dia 14) tivemos a formação de uma supercélula na região do Meio Oeste. Para que vocês tenham ideia, uma supercélula é uma nuvem cumulonimbus que tem ventos quentes e úmidos ascendentes e ventos frios descendentes. No interior da nuvem há pequenas rotações de ventos horizontais de pequenas dimensões – 5 a 10 km de diâmetro- Essa condição de dentro da nuvem pode em alguma oportundiade ocorrer próximo do solo trazendo aquele funil característico que chamamos de tornado. 

 

O QUE OCORREU NESTA SEXTA-FEIRA?

 

Meteorologicamente tivemos o processo de formação de um centro de baixa pressão do ar. Quando isso ocorre, já temos condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas. Fora isso, ontem tinhamos ventos em altitude do Centro Norte do Brasil que traziam um ar mais úmido e quente. Essa situação favoreceu a formação da supercélula.

 

Abaixo temos a região onde ela passou. Vejam que vai desde a região de Catanduvas até Tangará.

 
Área de atuação da supercélula(Foto: Google maps)

Área de atuação da supercélula (Foto: Google maps)

 

Esta região sofreu com chuva forte, vento e granizo. Porém, em momentos do deslocamento da supercélula tivemos tornados. Eles ocorreram em áreas de Água Doce, Ibicaré e Tangará.

 

Uma das imagens de radar da Aeronáutica mostra – tons de vermelho – a aproximação desta supercélula sobre a região.

 

Neste primeiro momento atuando na altura de Água Doce(Foto: Radar Aeronaútica)

Neste primeiro momento atuando na altura de Água Doce (Foto: Radar Aeronaútica)

 
 Logo após, em questão de poucos minutos, avançou em direção a Tangará.
 
Passagem da supercélula por Tangará(Foto: Radar Aernonáutica)

Passagem da supercélula por Tangará (Foto: Radar Aernonáutica)

 

Tipos de destruição

 

Algumas destruições que ocorrem são bem características de passagem de um tornado. Normalmente a região atingida tem uma linha reta, a área de atuação não é tão grande e dura poucos minutos. Árvores que não tombam, mas que tem o tronco cortado é um indicativo. Isso ocorreu no interior de Ibicaré como a imagem abaixo mostra: 

 

Ibicaré (Foto: Juliana Dalpiva)

Ibicaré (Foto: Juliana Dalpiva)

Destruição característica também é quando temos grandes caminhões “empurrados” pela força do vento. Isso aconteceu em Tangará onde se estima ventos de 100 a 130 km/h.

 
Tangará (Foto: Flávio Dell'Antonio)

Tangará (Foto: Flávio Dell’Antonio)

 

TORNADO EM IRIENÓPOLIS

 

No entanto, muitas vezes temos a imgem do tornado. Foi o que aconteceu no interior de Irineópolis. Como foi numa região de campo, felizmente não tivemos grandes estragos. Uma das imagens de radar na região mostrava a presença da forte instabilidade que gerou o tornado que você vê no vídeo abaixo:

 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.
Justen Celulares