Rui Car
18/09/2018 11h11 - Atualizado em 18/09/2018 10h45

Pesquisa IPC: Bolsonaro cresce e Haddad é segundo em Criciúma

A pesquisa também chama a atenção para o desempenho pífio de Alckmin

Assistência Familiar Alto Vale
4oito - Adelor Lessa

4oito - Adelor Lessa

Delta Ativa

A pesquisa do Instituto IPC em Criciuma apresenta números surpreendentes, que confirmam como a eleição de 2018 é diferente de todas as outras.

 

O percentual de João Amoedo, do Novo, por exemplo. Ele tem apenas 4,64% das intenções de voto. É muito pouco. Mas, está na frente de Geraldo Alckmin, PSDB (4,16%), Ciro Gomes, PDT (4,48%), Marina Silva, Rede (2,88%) e Henrique Meirelles, MDB (1,76%).

 

Entre Amoêdo e Jair Bolsonaro, PSL, o “campeão” das intenções de votos, só tem Fernando Haddad, PT (8%). Que entrou “ontem” e já é vice. Só porque passou a ser o “candidato do Lula”. Detalhe – Lula tinha 18.08% na pesquisa de agosto. A mostrar que Haddad ainda tem espaço de crescimento.

 

Mas, Bolsonaro tem em Criciúma nada menos que 46,88%. Se a eleição fosse municipal, ele ganharia no primeiro turno. Na pesquisa de agosto, Bolsonaro tinha 34,4%. Em um mês, cresceu praticamente 12 pontos. Fenômeno!

 

A pesquisa também chama a atenção para o desempenho pífio de Alckmin, candidato a presidente do prefeito Clesio Salvaro, PSDB, e do governador Eduardo Moreira. E o Meirelles? Menos de 2%!

Em sintonia

A pesquisa de Criciúma sobre intenção de votos para presidente está em sintonia com as pesquisas nacionais que estão divulgadas desde o fim de semana. Bolsonaro lidera com folga, está com vaga assegurada no segundo turno, e Haddad se coloca em segundo, passando Ciro, Marina Silva despenca e Alckmin não sai do chão.

Aberta

Um dado que chama a atenção na pesquisa do IPC é o elevado percentual ainda de eleitores indecisos, indefinidos ou dispostos a não votar em nenhum deles. A soma dá quase 50%.

 

É possível afirmar, diante de um percentual tão elevado, que a eleição está aberta. Qualquer um dos três tem reais possibilidades de passar para o segundo turno.

 

E não pode ser descartado o Comandante Moisés, PSL, que está 7.04%, perto de Mauro Mariani e Gelson Merisio.

Justen Celulares