Rui Car
01/10/2022 09h44

Pesquisa Ipec: Bolsonaro aumenta vantagem na disputa para presidente em SC

Levantamento mostra vantagem maior do atual presidente em relação ao adversário petista entre eleitores catarinenses

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Montagem / Reprodução

Foto: Montagem / Reprodução

Delta Ativa

A vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT) aumentou nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República nas Eleições 2022. A segunda pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação, divulgada nesta sexta-feira (30), questionou aos entrevistados de SC em quem eles votariam para presidente caso a eleição fosse hoje.

 

Jair Bolsonaro (PL) permanece à frente em Santa Catarina, agora com 54% dos votos. O candidato subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando tinha 49% das intenções de voto. A variação representa uma oscilação dentro da margem de erro da pesquisa anterior, que é de três pontos percentuais.

 

O candidato Lula (PT) aparece em seguida, com 27% — mesmo percentual do último levantamento, divulgado em 20 de setembro.

 

Os números se referem aos votos totais, que incluem as intenções de voto em branco, nulos ou pessoas que não responderam.

 

Simone Tebet (MDB) seguiu à frente numericamente de Ciro Gomes (PDT) como a terceira colocada em SC. Ela seguiu com 5% das intenções de voto dos catarinenses — mesmo número da pesquisa anterior.

 

Ciro também manteve o patamar do levantamento anterior e seguiu com 4%. Os dois estão empatados tecnicamente se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.

 

Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Ávila (Novo) aparecem com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram no atual levantamento.

 

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro e entrevistou 1008 pessoas em 40 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

 

FICHA TÉCNICA

 

Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 28 e 30 de setembro de 2022

Amostra: 1008 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-07610/2022

Registro no TSE: sob o número BR-02209/2022

 

Fonte: Jean Laurindo / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares