Rui Car
21/10/2022 14h52

Pesquisadores alemães visitam Rio do Sul para coletar experiências de gestão pública

Objetivo do intercâmbio entre professores universitários é buscar ferramentas que visem a desburocratização

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, recebeu no gabinete, dois professores da universidade de Nuremberg, na Alemanha, que vieram para o Brasil através de um programa de intercâmbio promovido pelo IFC de Rio do Sul.

 

Willi Tang e Sebastian Reiners estiveram acompanhados do professor Fábio Alexandrini, para conversar com o prefeito José Thomé e alguns responsáveis por secretarias municipais sobre projetos de pesquisa. A ideia principal dos visitantes é levar experiências locais voltadas à digitalização de processos, tanto para empresas como no serviço público, reduzindo burocracia e melhorando os processos de gestão, tando do servidor, como do cidadão.

 

O prefeito Thomé apresentou algumas das conquistas do município nos últimos anos, como o Programa Rio do Sul sem Papel, que reduz a emissão de protocolos internos através da digitalização e ferramentas de sistema, e também do processo que envolve leis e ferramentas digitais para abertura de empresas.

 

Hoje temos a capacidade de emitir o CNPJ ao empresário, dependendo do setor, de modo instantâneo. Através da integração com demais serviços necessários para a instalação de um novo negócio, procuramos facilitar a vida do empreendedor e diminuir a burocracia”.

 

Para os visitantes, a conversa foi de propostas positivas e leva referências interessantes. Eles explicaram que ainda há alguns serviços em prefeituras alemãs que não possuem processos semelhantes e que podem ser agilizados, facilitando o trabalho e a gestão dos empreendedores locais.

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares