Rui Car
28/12/2021 15h08

Plantações destruídas pelas chuvas causam prejuízo a mais de 1,6 mil agricultores do Alto Vale

Dona Emma, e Imbuia estão entre as cidades com plantações mais afetadas, aponta Epagri

Assistência Familiar Alto Vale
Plantações de fumo, soja e milho ficaram destruídas após fortes chuvas (Foto: Lucas Marian / Internet)

Plantações de fumo, soja e milho ficaram destruídas após fortes chuvas (Foto: Lucas Marian / Internet)

Delta Ativa

O temporal com granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (27) deixou um rastro de destruição em cidades do Alto Vale. A chuva, que está se repetindo ao longo dos últimos dias, destruiu plantações e causou prejuízo a mais de 1,6 mil agricultores.

 

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os maiores estragos aconteceram em plantações de fumo, soja e milho. As cidades de Imbuia e Dona Emma são as mais afetadas.

 

Imbuia amanheceu nesta terça-feira (28) com 231 imóveis sem energia elétrica. Já Dona Emma foi atingida pelo temporal com granizo pelo terceiro dia seguido. A comunidade do Alto Garrafão está entre as mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, na região das lavouras não há desabrigados, mas casas foram destelhadas.

 

Agronômica, Vidal Ramos, José Boiteux, Santa Terezinha, Rio do Campo e Aurora também contabilizam os estragos, sobretudo nas plantações de tabaco, milho e cebola.

 

Mais de 1,6 mil agricultores foram atingidos pelas tempestades – Foto: Lucas Marian/Internet/ND

Mais de 1,6 mil agricultores foram atingidos pelas tempestades (Foto: Lucas Marian / Internet)

Jonas Darolt, inspetor de campo da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) conta que estes agricultores estavam no pico das colheitas, quando os valores ficavam mais altos comercialmente.

 

Darolt orienta os agricultores a recolher as folhas quebradas. “Tentem juntar o máximo de folhas que quebraram possíveis, deixando suas amostras nas lavouras para que os nossos técnicos consigam fazer as avaliações”, conta. Depois disso, serão contabilizados os prejuízos econômicos das tempestades nas lavouras.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares