Rui Car
22/10/2020 06h38 - Atualizado em 22/10/2020 06h39

Polícia Civil prende homem em flagrante delito após usar documento falso em Rio do Sul

Depois do Auto de Prisão em Flagrante ser finalizado, o homem preso foi encaminhado ao Presídio Regional

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na tarde desta quarta-feira (21), 0 um homem, de 40 anos e supostamente natural do Estado de São Paulo, foi preso em flagrante delito pela Polícia Civil após se dirigir ao Instituto Geral de Perícias – IGP – e fazer uso de documentos falsos.

 

Entenda o caso:

 

No mês de setembro três homens, em tese naturais de outros Estados, dirigiram-se ao IGP de Rio do Sul a fim de iniciarem procedimentos destinados a obtenção de carteiras de identidades emitidas pelo Estado de Santa Catarina.

 

Na ocasião tais homens forneceram ao IGP os dados e documentos necessários à confecção das carteiras de identidade, dentre os quais duas certidões de nascimento provenientes do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Após realizaram o respectivo atendimento e procederem análise acurada aos documentos os servidores do IGP constataram que ambas as certidões apresentadas eram falsas.

 

Diante dos fatos os próprios servidores do IGP empreenderam diligências e descobriram que um dos homens já possuía carteira de identidade emitida pela unidade do IGP de Itajaí no ano de 2018, a qual, aliás, foi indevidamente obtida mediante a apresentação de uma certidão de nascimento igualmente falsa.

 

Frente às constatações os servidores do IGP aguardaram os requerentes retornarem ao local de atendimento a fim de que a situação fosse esclarecida.

 

Não obstante isto, na data desta quarta, apenas um dos homens, aquele que já possui carteira de identidade indevidamente expedida pelo Estado de Santa Catarina, compareceu ao IGP para realizar a retirada dos documentos anteriormente requeridos pelos outros dois criminosos.

 

Ocorre, entretanto, que ao se dirigir ao guichê de atendimento o homem espontaneamente apresentou duas procurações em tese firmadas pelos dois requerentes, as quais lhes concediam poderes para efetuar a retirada dos documentos de identidade.

 

Ao receberem as procurações os servidores do IGP solicitaram apoio a policiais civis com a intenção de verificarem a veracidade das procurações, ocasião em que o autor empreendeu fuga, correndo, do complexo policial.

 

Ato contínuo os policiais saíram ao encalço do suspeito e conseguiram detê-lo.

 

Diante da situação suspeita foram procedidas diligências que revelaram que, mais uma vez, os documentos apresentados eram falsos, razão pela qual o homem que fez uso das procurações foi preso em flagrante delito pela prática do crime de uso de documento falso.

 

Durante a lavratura do procedimento flagrancial apurou-se que o homem preso possivelmente é natural do Estado de São Paulo, bem como que já registra passagens pelos crimes de roubo e furto.

 

Ante a possível descoberta de sua identidade o autor, que inicialmente negou a prática delitiva, acabou confessando o crime ao ser reinterrogado. No interior de sua carteira foram encontrados diversos documentos confeccionados utilizando o nome falso.

 

Apesar disto, ante a evidente dúvida quanto a sua real identidade o homem preso foi submetido a exame de identificação criminal, o qual futuramente revelará sua correta qualificação.

 

Depois do Auto de Prisão em Flagrante ser finalizado o homem preso foi encaminhado ao Presídio Regional, em Rio do Sul, local em que permanece à disposição da justiça e aguarda decisão atinente à representação pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva confeccionada pelo Delegado de Polícia que presidiu o procedimento.

 

FONTE: POLÍCIA CIVIL DO ALTO VALE

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares