Rui Car
18/12/2019 13h28 - Atualizado em 18/12/2019 11h33

Polícia investiga se quadrilha que assaltou banco em Apiúna é a mesma de outros ataques, em SC

Modo de operação é similar ao usado em Vidal Ramos, por exemplo

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Polícia Civil investiga se uma mesma quadrilha tem praticado assaltos a agências bancárias na região do Vale do Itajaí. Desde março, foram registrados quatro ataques com alvos semelhantes, sendo o último em Apiúna registrado na tarde de terça-feira (17). Neste caso, um homem foi preso e parte do dinheiro recuperada.

 

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, afirmou que o setor de inteligência trabalha com a hipótese de que os roubos tenham sido feitos pelo mesmo grupo criminoso.

 

A investigação teve início em março a partir do assalto a uma agência bancária de Mirim Doce, segundo a polícia. “Se não a mesma quadrilha, ser do mesmo grupo. A inteligência [setor da Polícia Militar] acredita que é um grupo de fora daquela região utilizando pessoas locais na logística”, afirmou.

 

Uma pessoa foi presa pela Polícia Civil no assalto em Apiúna. Até a manhã desta quarta-feira, os outros assaltantes ainda não haviam sido detidos.De acordo com o coronel, a prisão desse suspeito irá auxiliar no desdobramento das investigações da Polícia Civil, em conjunto com o setor de inteligência da PM e o Instituto Geral de Perícias (IGP). Até então, nenhum dos outros assaltantes havia sido preso.

 

Além do caso de Apiúna, no dia 4 de dezembro, duas agências haviam sido assaltadas em Vidal Ramos. Um banco de Blumenau também foi alvo de roubo no dia 6 de setembro. No dia 1º de março, o assalto foi a uma agência bancária de Mirim Doce.

 

Pelo menos R$ 209 mil reais foram levados do banco de Apiúna, além da quantia roubada dos caixas eletrônicos, que ainda não foi contabilizada.

 

Os criminosos entraram armados e encapuzados na agência, fazendo reféns funcionários e clientes. Ao entrar na agência do Bradesco, localizada no Centro do município, os criminosos fizeram um cordão humano com clientes e funcionários. Enquanto alguns criminosos pegavam o dinheiro, outros disparavam tiros.

 

Na fuga, os criminosos fizeram reféns e atiraram contra uma viatura da Polícia Militar, atingindo a mão de um policial com um tiro de raspão. Um dos reféns era um vigilante da agência, que foi colocado no capô do carro e liberado às margens da BR-470 pouco tempo depois.

 

Os bombeiros voluntários da cidade afirmaram que um carro Fiesta foi usado na fuga. O veículo foi encontrado incendiado na BR-470, ainda em Apiúna. Não havia ninguém no automóvel.

 

O outro carro usado pelos criminosos na fuga foi abandonado cerca de 20 minutos depois em Ibirama, cidade vizinha a Apiúna. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os criminosos fugiram pela BR-470.

 

 

Por: G1 SC

Justen Celulares