Rui Car
26/04/2018 16h40 - Atualizado em 26/04/2018 15h38

Polícia Militar alerta sobre golpe que está acontecendo no Alto Vale

"Venda de CPF" ocorreu em Rio do Campo e Santa Terezinha

Assistência Familiar Alto Vale
Jornal A Tribuna do Vale

Jornal A Tribuna do Vale

Delta Ativa

O perfil das vítimas ou alvos em nossa região são geralmente pessoas suscetíveis a tais ações, sendo estas, humildes, de baixa renda, agricultores com baixa escolaridade, mais idosas, sem muito conhecimento e fáceis de se manipular ou jovens que vislumbram um dinheiro rápido e fácil. Essas pessoas tem sido abordadas com a proposta de vender o CPF por uma certa quantia em dinheiro, algo em torno de R$ 5.000,00; após um tempo, as vítimas descobrem que possuem um ou mais veículos financiados em seus nomes, geralmente veículos de valores consideráveis, porém relatam que nunca viram tais veículos quanto menos tiveram a posse dos mesmos. Esse problema está se tornando recorrente em nossa região.  

 

Veículos financiados 

Os veículos alvo desse tipo de golpe geralmente ultrapassam o valor de R$ 100.000,00! Modelos como caminhonetas tipo Hilux, Amarok, Toro, utilitários como IX35, Creta veículos de um padrão mais elevado como o Camaro, dentre muitos outros. 

 

Consequências da fraude 

Além de ser vítima do golpe a pessoa terá seu CPF bloqueado, não poderá mais fazer financiamento e entrará no rol de pessoas com dívida ativa impossibilitando que futuramente possam vir a se aposentar ao menos que quite todos os débitos em seu nome. 

 

O que fazer quando perceber que foi vítima da fraude? 

A pessoa que foi abordada com a proposta de compra do CPF deverá entrar em contato com uma autoridade policial e fazer uma consulta em seu nome, caso seja constatado o fato e possuir veículos em seu nome sem seu conhecimento deverá imediatamente procurar a Delegacia e DENUNCIAR o ocorrido. 

 

Dicas para não cair na fraude 

Para não cair neste tipo de ação de má-fé, as pessoas devem ficar atentas a algumas dicas. 

 

NÂO forneça dados pessoais a pessoas que não conhece. 

 

Pessoas mal intencionadas poderão oferecer dinheiro para ter acesso a seus documentos, por mais tentador que possa parecer DESCONFIE, não aceite e denuncie. 

 

Em caso de perda de documentos de dirija a uma Delegacia e faça o Boletim de Perda de seus documentos imediatamente, esse registro poderá justificar o mal uso dos documentos por pessoas mal intencionadas. 

 

Seus documentos são de uso pessoal, e o uso por pessoas não autorizadas pode acarretar muitos problemas futuros.

Justen Celulares