Rui Car
02/12/2022 10h23 - Atualizado em 02/12/2022 10h25

População de Rio do Sul pode ajudar a prevenir a dengue

Rio do Sul tem poucos casos no ano, mas prevenção é fundamental para afastar a doença

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Mesmo sem identificar novos focos do mosquito que pode transmitir a dengue em Rio do Sul nos últimos dois meses, a Secretaria de Saúde intensificará as ações de controle e combate à proliferação do inseto. Todas as 429 armadilhas instaladas pela equipe de Combate à Endemias da cidade são monitoradas com frequência, fazendo o levantamento de possíveis focos de maneira constante.

 

Este acompanhamento já tem dado resultado positivo, visto que Rio do Sul registrou 92 focos de larvas no ano, assim como baixo número de pessoas doentes, principalmente em comparação com outras cidades catarinenses. São no total 14 pacientes infectados no ano na cidade, sendo que apenas um é considerado autóctone, ou seja, não é considerado um caso “importado”, pois não teve viagem próximo da data em que os sintomas foram apresentados.

 

Mesmo assim, continua o alerta para que a população colabore, ajudando a eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. É preciso cuidar para que embalagens, recipientes, tanques, caixas d´água, pneus ou outros materiais que podem servir como reservatório de água, local que o inseto procura para depositar ovos.

 

Para o próximo ano, a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, adianta que a equipe do departamento de Combate à Endemias deve ser reforçada. Neste ano já foram feitas melhorias para o setor, como aquisição de novas motocicletas para as vistorias diárias.

 

Foi um ano de muito trabalho de nossa equipe, vista a situação de infestação ao qual passamos em alguns bairros da cidade. Entretanto, não tivemos número significativo de doentes, com praticamente todos vindo já infectados de outras cidades. Só que sabemos como é importante que cada um de nós faça sua parte, evitando a possibilidade de aparecimento de focos de mosquito que transmitam doenças”, explica a secretária.

 

Números sobre a dengue em 2022 – Rio do Sul

 

Total de focos identificados: 92
Notificações: 70
Casos confirmados: 14
Casos autóctones: 1
Casos importados: 13
Internados: 0
Óbito: 0

 

Focos por bairros em 2022

 

Barra do Trombudo: 1
Boa Vista: 14
Bremer: 1
Budag: 17
Canoas: 21
Canta Galo: 3
Centro: 4
Eugênio Schneider: 11
Fundo Canoas: 2
Pamplona: 1
Progresso: 3
Santana: 5
Sumaré: 4
Taboão: 4

 

Focos encontrados por período

 

Janeiro: 9
Fevereiro: 18
Março: 14
Abril: 31
Maio: 13
Junho: 4
Julho: 1
Agosto: 2
Setembro: 0
Outubro: 0

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares