Rui Car
04/10/2017 20h30 - Atualizado em 04/10/2017 14h19

Pouso Redondo recebe visita de avaliadores do PMAQ

Esta é a terceira vez que Pouso Redondo participa desta avaliação

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Na última terça-feira (03/10), as Unidades Básicas de Saúde de Pouso Redondo receberam os avaliadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Este programa do Ministério da Saúde acompanha e avalia a infraestrutura, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do Governo Federal.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniele Fernandes, as equipes de Pouso Redondo se preparam para esta avaliação desde o início do programa, em 2011, realizando todos os Investimentos necessários para se adequarem aos pré-requisitos exigidos, mantendo-se sempre atualizadas e organizadas conforme os padrões. “Todas as equipes se empenharam e se esforçaram muito, porque essa avaliação pode aumentar ou diminuir os recursos para o Fundo Municipal de Saúde. Estamos muito otimistas”, diz a secretária.

 

Os avaliadores passaram o dia todo observando as unidades, conversando com pacientes e analisando o que as unidades e os profissionais oferecem. Os servidores das equipes também responderam questionários.

 

Esta é a terceira vez que Pouso Redondo participa desta avaliação. A primeira foi em 2011 e a segunda em 2013. “Por participar desse programa, Pouso Redondo já recebe R$ 37 mil mensais, usados para uma série de melhorias das unidades. Por isso, esse foi um dia muito importante para o município”, explica Daniele.

 

O objetivo do PMAQ é incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de Saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de Saúde.

Justen Celulares