Rui Car
15/08/2017 20h30 - Atualizado em 15/08/2017 16h27

Prefeita de Santa Terezinha quer cadastramento biométrico no município

O Município cederá o espaço físico na prefeitura e um servidor público

Assistência Familiar Alto Vale
Airton Ramos - Jornal Diário do Alto Vale

Airton Ramos - Jornal Diário do Alto Vale

Delta Ativa

Os novos eleitores do município de Santa Terezinha poderão ter uma boa notícia para comemorar. O cadastramento biométrico para as pessoas que fizerem o título de eleitor ou transferirem seu domicílio eleitoral para lá poderá ser feito na própria cidade após a prefeita Valquiria Schwarz (PSD) ter buscado auxílio do deputado estadual Milton Hobus (PSD) para que não fosse necessário o deslocamento de cerca de 70 quilômetros até o Fórum Eleitoral de Itaiópolis, referência da comarca.

 

A prefeita conta que logo após assumir o Executivo recebeu a notícia de que seria necessário que o procedimento fosse autorizado somente no Cartório Eleitoral de Itaiópolis, mas que isso seria um transtorno que ela trabalha para não acontecer. “A gente mandou ofício solicitando que fosse feito aqui, procuramos também o responsável do Cartório Eleitoral, e não se tinha a possibilidade de fazermos no nosso município. Então fomos à Florianópolis, conversarmos com o presidente do TRE, com o ofício em mãos, explicamos toda a situação e ele se sensibilizou”, conta Valquiria.

 

Hobus procurou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, para sanar a questão de Santa Terezinha, demonstrando compreender a situação, o desembargador sinalizou que irá procurar um meio de realizar o serviço no município. Este ato também deverá aumentar o número de eleitores que farão o cadastramento, já que ficará mais fácil o acesso ao local, diz Valquiria. “Para alguns eleitores significa um trajeto de mais de 70 quilômetros. É difícil o acesso, existe essa dificuldade, então tem essa possibilidade dos novos eleitores não fazerem o título, devido a este transtorno de deslocamento. Não temos transporte coletivo para lá”, afirmou.

 

O deputado comemorou a receptividade do presidente do TRE, já que esta alteração no local do cadastramento proporciona maior segurança e redução de gastos para os eleitores da cidade. É importante destacar que normalmente o cadastramento é feito apenas nos fóruns eleitorais, causando transtornos para as cidades que fazem parte de comarcas situadas fora de seus domínios. Já a prefeita diz que aguarda nos próximos dias a resposta do TRE com a confirmação do cadastro ser oficializado em Santa Terezinha.

 

Colaboração

Para facilitar a adesão da proposta pelo presidente do Tribunal Eleitoral, o Município cederá o espaço físico na prefeitura e um servidor público, que atenderá os eleitores durante o expediente.

Justen Celulares