Rui Car
05/04/2021 13h59 - Atualizado em 05/04/2021 14h02

Prefeito de Chapecó incentiva governadores e prefeitos a adotarem o tratamento precoce contra a Covid-19

Presidente Bolsonaro compartilhou vídeo e deverá visitar o município nesta quarta (07)

Assistência Familiar Alto Vale
Último paciente a deixar a Unidade de Terapia Semi-Intensiva ocorreu no sábado (Foto: Reprodução / Prefeitura de Chapecó / ND)

Último paciente a deixar a Unidade de Terapia Semi-Intensiva ocorreu no sábado (Foto: Reprodução / Prefeitura de Chapecó / ND)

Delta Ativa

 

Em meio ao agravamento da Covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou em suas redes sociais um vídeo do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) falando das ações adotadas para reduzir o número de contaminados na maior cidade do Oeste de Santa Catarina.

 

“Ouçam o prefeito de Chapecó”, disse Bolsonaro, ao compartilhar o vídeo, que foi publicado pelo prefeito no domingo (04). No vídeo, Rodrigues incentiva governadores e prefeitos a adotarem o tratamento precoce contra a Covid-19. 

 

“Não tenham medo, tratem os pacientes com tudo que é possível. Pela ciência também, claro que sim, mas permita que os médicos que querem fazer o tratamento precoce façam”, diz Rodrigues. 

 

O prefeito também fala sobre o CAAC (Centro Avançado de Atendimento Covid-19), instalado no Centro de Eventos de Chapecó, que zerou o número de internações de pacientes que eram acompanhados com o novo coronavírus. 

 

O último paciente que estava na UTSI (Unidade de Tratamento Semi-Intensivo) no CAAC foi transferido no sábado (03) para o HRO (Hospital Regional do Oeste). Segundo Rodrigues, entre as ações adotadas no município está a testagem em massa da população.

 

O tratamento precoce contra a Covid-19 não tem eficácia comprovada e é contraindicado por sociedades médicas científicas e organismos internacionais e nacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Ainda, conforme o prefeito, nesta semana inicia o tratamento pós-Covid com uma equipe de profissionais da saúde para dar continuidade ao atendimento de pacientes que ficaram com alguma sequela.

 

 

Bolsonaro vem a Chapecó nesta quarta-feira com ministro da Saúde

 

O presidente Jair Bolsonaro deve acompanhar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em uma visita a Chapecó nesta quarta-feira (07). A comitiva presidencial vai conhecer o Centro de Eventos, onde foi desativada uma enfermaria e uma unidade semi-intensiva usada para pacientes com Covid-19, e também o Ginásio Ivo Silveira, onde será montada uma estrutura para reabilitação pós-Covid.   

 

O compromisso ainda não foi publicado na agenda oficial do presidente da República, e a prefeitura de Chapecó informou que ainda aguarda a confirmação. Além de SC, Bolsonaro e Queiroga pretendem passar por Foz do Iguaçu (PR). A visita foi discutida na manhã desta segunda-feira (05) e, por enquanto, não tem previsão de anúncios oficiais para os dois estados. 


 

Justen Celulares