Rui Car
04/07/2018 11h11 - Atualizado em 04/07/2018 10h47

Prefeito de Ibirama exige qualidade em obras do esgotamento sanitário

Atualmente, a empresa atua em duas frentes de trabalho

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O prefeito Adriano Poffo convocou uma reunião na tarde da terça-feira, dia 3, com representantes da STC Engenharia, empresa responsável pela execução da obra de coleta e tratamento de esgoto no município, e determinou mais qualidade e rapidez na execução da recomposição de pavimentos e passeios públicos, além de melhorias em alguns pontos da cidade onde as frentes de trabalho foram concluídas.

 

Essas necessidades foram identificadas em ruas que receberam intervenções nos bairros Operário, Taquaras, Bela Vista e Centro. “Repassamos ao responsável técnico da obra as reclamações que vêm da população. Além disso, determinamos que nenhuma outra frente de trabalho seja aberta sem que os problemas atuais sejam solucionados”, afirmou.

 

Atualmente, a empresa atua em duas frentes de trabalho. Na Rua Marquês de Herval, o trecho entre a agência do Banco do Brasil e o Supermercado Nardelli deverá ser concluído até o fim da semana. No restante da via, o pavimento e os passeios deverão ser recompostos no prazo de até 20 dias, período necessário para sedimentação das camadas de base do asfalto.

 

De acordo com o responsável técnico pela obra, Claudinei Adulcio Pereira, o cronograma de trabalho sofreu ajustes nessa via, devido a implantação de mais uma rede de coleta de esgoto, o que deverá facilitar futuras manutenções, além da implantação da nova rede de distribuição de água.

 

Outra frente de trabalho ocorre no estacionamento do Centro Administrativo Ivo Muller, onde está sendo construída uma estação elevatória que deverá armazenar os efluentes coletados na região entre o bairro Centro e Taquaras. “Estamos estudando modificações no projeto, pois as escavações alcançaram rochas e queremos evitar o uso de explosivos no local”, afirmou o responsável técnico.

 

Pereira afirmou que apesar dos transtornos, o status da obra está em 95%, sem contar a construção do emissário entre o Centro Administrativo Ivo Muller e um terreno nas proximidades da sede da Associação Hansahoehe, para onde os efluentes serão direcionados por meio de bombas hidráulicas.

 

Outra empresa será contratada pela Casan para a construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que será edificada em um terreno na Rua 25 de Julho, próximo à sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). “Os efluentes seguem até a estação elevatória do Centro Administrativo, posteriormente serão bombeados até o terreno próximo ao hospital, e posteriormente será direcionado por declividade até a ETE”, explicou o responsável técnico pela obra.

 

O prazo inicial de contrato entre a Casan e a STC – Engenharia para finalização da obra era dezembro de 2017, porém, após a celebração de aditivos, esse prazo foi estendido até o fim de 2018. O investimento total no sistema, incluindo a ETE, é de cerca de R$ 16 milhões.

Justen Celulares