Rui Car
13/01/2017 14h40 - Atualizado em 13/01/2017 13h55

Prefeito de Rio do Sul quer manter a UPA 24h em funcionamento

A UPA é administrada apenas com recursos do município

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, reafirmou nesta sexta-feira (13) que tem o desejo de manter em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que funciona no bairro Canta Galo. A administração reconhece a importância do local de atendimento para a comunidade e que vem sendo considerado positivo pelos usuários.

 

Thomé está trabalhando junto com a equipe da Secretaria de Saúde para conseguir a qualificação e a habilitação da UPA 24h junto ao Ministério da Saúde para que ela receba os recursos federais para custeio, algo que não ocorreu desde que a unidade começou a operar em setembro do ano passado. Desde aquele período, a UPA é administrada apenas com recursos do município.

 

Na próxima semana, Thomé e a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, vão à capital do Estado para acelerar o processo de credenciamento e habilitação. “Estamos empenhados para regularizar a UPA junto ao Ministério da Saúde para que recursos venham para custeio. O custo para manter a unidade é R$ 444 mil todos os meses, sendo R$ 170 mil de recursos do governo federal, e o restante da prefeitura. Só que o recurso federal nunca veio por falta do registro no Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito que se reuniu na manhã de hoje com representantes da GAMP, organização social que administra a UPA.

 

O prefeito Thomé considera importante o atendimento da UPA 24h e ela ficará aberta para a população. “Temos que ser responsáveis com o custeio e gestão de recursos e na saúde não é diferente. Por isso estamos trabalhando para conseguirmos dinheiro que vai auxiliar no custeio. Vamos manter a UPA aberta para atender a população ” comentou.

Justen Celulares