Rui Car
14/05/2021 20h18 - Atualizado em 17/05/2021 10h58

Prefeito natural de Pouso Redondo poderá ser candidato ao Governo do Estado

Caso Joares Ponticeli decida participar, terá que renunciar ao mandato de prefeito de Tubarão

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Joares Ponticelli colocou o seu nome à disposição do PP para concorrer ao cargo de governador ou a deputado federal em 2020. 

 

Caso Joares Ponticeli decida participar, terá que renunciar ao mandato de prefeito de Tubarão.

 

Nascido em 10 de fevereiro de 1965, na cidade de Pouso Redondo. Descendente de italianos, Joares é filho dos agricultores Lauro e Nair Ponticelli.

 

Em 2013, quando era presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), assumiu o governo do Estado.

 

Ponticelli permaneceu como governador em exercício de Santa Catarina por 9 dias.

 

Trajetória

 

Após concluir o 2º grau em Rio do Sul, formou-se em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Unisul. Em 1984, foi admitido em concurso público e passou a ser professor de Educação Física em Pouso Redondo. Em 1987, transferiu-se para Tubarão, onde deu início à vida pública e política, atuando no Partido Progressista Brasileiro, atual Partido Progressista (PP), sigla que preside no estado.

 

Em Tubarão, o parlamentar se destacou na Escola Técnica Diomício Freitas, onde chefiou diversos departamentos antes de assumir a direção-geral da instituição. Na área da Educação, foi um dos integrantes do grupo de instalação do Colégio Energia em Tubarão sendo, mais tarde, nomeado diretor da escola.

 

Em 1996, assumiu a chefia do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura de Tubarão. No mesmo ano, elegeu-se vereador e se tornou líder da bancada do então PPB. Atuou, também, como secretário-geral da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Em 1998, elegeu-se pela primeira vez deputado estadual, com 24.557 votos.

 

Foi reeleito para a Assembleia em 2002, 2006 e 2010. Nesse período, foi vice-líder e líder do governo por três vezes. Atuou em praticamente todas as comissões permanentes da Casa, com destaque para a presidência nas Comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Turismo e Economia, do Decoro Parlamentar, além das comissões especiais externas da BR-101 e a do Complexo Lagunar. Ainda no Legislativo catarinense, Ponticelli foi presidente do Fórum Parlamentar das Rodovias Federais, presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e foi membro de outras três.

 

Em 2007, Ponticelli assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. No começo deste ano, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


 FONTE: MEMÓRIA POLÍTICA / ALESC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE DIRETAMENTE NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI.
Justen Celulares