Rui Car
01/06/2017 10h45 - Atualizado em 01/06/2017 10h24

Prefeitura de Agrolândia inicia levantamento dos estragos causados pele excesso de chuva

Serra dos Alves foi uma das localidades mais afetadas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nas últimas 48 horas, a coordenação da Defesa Civil de Agrolândia atuou em regime de plantão, com o objetivo de auxiliar a população por causa do excesso de chuva desse início de semana. O trabalho foi executado em parceria com a Defesa Civil regional, com atualização das informações referentes a índices pluviométricos e nível dos rios. “Prestamos bastante atendimento via telefone também para os moradores de Trombudo Central e para o Corpo de Bombeiros de lá, afinal, a água da chuva que cai em Agrolândia, em questão de quatro ou cinco horas chega no município vizinho”, explica Marcos André Scheller, responsável pela Defesa Civil em Agrolândia.

 

O acesso entre as duas cidades foi interrompido no final da tarde de quarta-feira, dia 31 de maio, mas por volta das 11 horas o nível do rio Trombudo começou a baixar e a situação na rodovia já se normalizou. O Centro de Agrolândia é cortado também pelo Ribeirão das Pedras, onde a água subiu bastante, mas não chegou a transbordar.

 

Uma reunião na manhã desta quinta-feira foi realizada na prefeitura com o prefeito Urbano José Dalcanale, o vice-prefeito Dirceu Leite e alguns secretários municipais. “Uma equipe saiu hoje cedo para o interior do município, com a proposta de fazer um levantamento mais preciso dos estragos causados nas localidades. Até o final da tarde a gente já deve ter essas informações”, ressalta o prefeito.

 

O que já se sabe é que a comunidade de Serra dos Alves foi uma das mais atingidas, com danos em bueiros e pontilhões. No bairro São João, o principal problema foi o alagamento de algumas vias, causando transtornos principalmente para o trânsito.  “Com o levantamento dos estragos concluído, vamos trabalhar na execução dos reparos o mais rápido possível”, garante Urbano.  

 

AGRICULTURA

Transtornos e prejuízos também para os agricultores. Entres as culturas mais afetadas estão o feijão e a soja, já que o excesso de chuva e a umidade acabam comprometendo a qualidade dos grãos.

 

EDUCAÇÃO

Dos sete Centros de Educação Infantil mantidos pelo município, o atendimento nesta quinta-feira ficou comprometido em pelo menos cinco. “Alguns professores, inclusive de municípios vizinhos que trabalham em Agrolândia, não conseguiram chegar na unidade. Mesmo assim, mantemos o atendimento em regime de plantão. Já nas três escolas da rede municipal as aulas estão suspensas hoje, com previsão de retorno amanhã”, destaca a secretária de Educação, Iliane Neuber da Silva.

 

Nas duas escolas da rede estadual, segundo um ofício encaminhado pela Gerência Regional de Educação, não vai haver aula hoje e amanhã, com retorno das atividades na segunda-feira, dia 05.

Justen Celulares