Rui Car
12/08/2020 11h03

Prefeitura de José Boiteux emite nota sobre “fake news” em relação a casos de Covid-19

Na internet muitas pessoas compartilham "informações" falsas sobre a doença

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Prefeitura de José Boiteux

Fonte: Prefeitura de José Boiteux

Delta Ativa

A pandemia do novo coronavírus já atingiu quase todas as cidades do país, levando mais de 100 mil brasileiros a morte. O número é alarmante, mas muitas pessoas ainda não acreditam na gravidade da doença ou pensam que os hospitais, estados e municípios recebem recursos adicionais por casos confirmados e mortes.

 

Na internet muitas pessoas compartilham “informações” falsas sobre a doença. Hoje separamos três afirmações que são mentiras (fake news).

 

A primeira afirma que o município recebe 17 mil reais por cada óbito. Essa “informação” já foi esclarecida diversas vezes, porém algumas pessoas mudam o contexto. Aqui você pode saber sobre outros boatos(https://www.aosfatos.org/…/prefeituras-nao-recebem-r-19-mi…/).

 

Outro comentário cobra mortes por outras causas. As mortes por outras doenças continuam ocorrendo no país, porém o que ganha destaque são as mortes por Covid-19, que em menos de 5 meses vitimou mais de 100 mil pessoas no Brasil. Aqui você pode conferir um boletim sobre todas as doenças como causa de morte(https://noticias.uol.com.br/…/covid-19-ja-mata-no-brasil-ma…).

 

O último comentário selecionado afirma que o município recebe por número de pessoas confirmadas com Covid-19. A “informação” é mais uma mentira da internet (fake news). O fato surge depois do aumento dos casos confirmados em José Boiteux devido ao grande número de testes realizados na Terra Indígena Laklãnõ. A SESAI faz testes em todas as pessoas que tiveram contato ou residem com algum paciente que testou positivo para Covid-19.

 

A SESAI é responsável pela atenção básica em saúde na Terra Indígena Laklãnõ e realiza um excelente trabalho de monitoramento e acompanhamento dos pacientes com Covid-19, mesmo com diversos profissionais afastados.

 

Antes de compartilhar alguma informação ou afirmar algo, é importante checar as fontes para não espalhar boatos ou mentiras (fake news).

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares