Rui Car
18/01/2021 11h47

Prefeitura de Rio do Sul tem planejamento para vacinação contra a Covid-19

Secretaria de Saúde fará imunização em fases a partir do momento que doses chegarem

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reuters / Charles Platiau

Foto: Reuters / Charles Platiau

Delta Ativa

Mesmo sem ter prazo para receber vacinas contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul já tem planejada como será a campanha de imunização contra a doença. Com a aprovação da Anvisa para as primeiras vacinas no Brasil neste domingo, os municípios poderão receber o insumo a qualquer momento, iniciando assim o atendimento da população.

 

A vacinação será em fases, como determina o Ministério da Saúde. A fase 1 abrangerá profissionais de saúde, maiores de 75 anos e maiores de 60 que vivam em instituições de longa permanência, como asilos, além dos indígenas.

 

Na fase 2 serão imunizadas pessoas entre 60 e 74 anos. Na 3, portadores de comorbidades agravantes de Covid, como diabetes, hipertensão e obesidade. Finalmente, na 4, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

 

Em Rio do Sul, todas as unidades de saúde, exceto as extensões, poderão servir de ponto de vacinação. Ainda há um planejamento para que, dependendo da demanda, ocorra a ampliação do horário de atendimento durante a semana e unidades abertas também aos finais de semana.

 

O município já licitou 35 mil seringas e agulhas e o fornecedor ainda está para enviar o material. Mas há um compromisso do governo de Santa Catarina de que os municípios recebam os insumos junto com as vacinas, que serão distribuídas nos moldes de campanhas tradicionais de vacinação.

 

O prefeito José Thomé coloca que a imunização vem sendo tratada como prioridade desde o ano passado, para que ocorra organização e tranquilidade no momento em que os materiais estiverem disponíveis. “Só com a vacinação vamos poder voltar aos poucos ao normal. Como o trabalho será em fases, vamos atender parcelas pequenas da população, mas na medida em que mais vacinas chegarem, vamos ampliar o público-alvo. O mais importante é que temos um planejamento para que tudo seja feito o mais rápido possível”, destaca.

 

Entretanto, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul continua reforçando que, mesmo ao iniciar a campanha, o uso de máscara, distanciamento social, redução de aglomerações e a higiene continuam fundamentais para a prevenção da doença e diminuição do número de pessoas doentes no município.

 

Plano de vacinação contra a Covid-19 em Rio do Sul

 

Local: Todas as unidades de saúde do município

Prazo: Sem início previsto

 

Fase 1

 

– Pessoas com 75 anos ou mais

– Profissionais da área da saúde

– Indígenas

– Pessoas acima de 60 anos em asilos ou instituições de longa permanência

 

Fase 2

 

– Pessoas com idade entre 60 e 74 anos

 

Fase 3

 

Portadores de Comorbidades que possuem agravantes pela Covid-19

– Diabéticos

– Hipertensos

– Obesos

 

Fase 4

 

– Professores

– Funcionários da Segurança pública


Clóvis Eduardo Cuco
Departamento de Comunicação 
Prefeitura de Rio do Sul 
(47) 3531-1315


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares