Rui Car
27/07/2021 14h35 - Atualizado em 27/07/2021 14h41

Pregão da “Operação Tapa-buracos” da BR-470, no Alto Vale, está marcado para a próxima semana

Contrato de manutenção inclui o trecho entre Ascurra e o acesso a Otacílio Costa, cruzando todo o Alto Vale

Assistência Familiar Alto Vale
Contrato de manutenção inclui o trecho entre Ascurra (foto) e o acesso a Otacílio Costa (Foto: Patrick Rodrigues)

Contrato de manutenção inclui o trecho entre Ascurra (foto) e o acesso a Otacílio Costa (Foto: Patrick Rodrigues)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O aguardado contrato com uma empresa para tapar os buracos da BR-470, no Alto Vale do Itajaí, deve consumir cerca de R$ 30 milhões em dois anos de manutenção. Conforme o edital do pregão marcado para 04 de agosto, o asfalto receberá melhorias entre o fim da duplicação, em Ascurra, e o acesso a Otacílio Costa, um trecho de 126 quilômetros que cruza todo o Alto Vale pela rodovia federal. A buraqueira na estrada federal vem gerando protestos, inclusive na forma de música.

 

Pelo edital lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o contrato inclui roçada, tapa-buracos, remendos técnicos, reparos profundos e correção de defeitos; pintura com cal de sarjetas e meios-fios, remoção de lixo e recomposição da drenagem. Não se trata de uma reforma da pista, mas de “manutenção e conservação”.

 

Como o pregão é por menor preço, as empresas devem apresentar propostas até o valor máximo de R$ 30 milhões. Ou seja, é possível que o governo precise desembolsar menos do que o estimado no edital.

 

O trecho da BR-470 não contemplado pelas obras de duplicação começa no Km 73,2, em Ascurra. Dali até o Alto Vale os motoristas precisam trafegar devagar para escapar das crateras. É comum observar veículos desviando para o acostamento, ou até pela pista contrária. Em junho, reclamações de condutores que ficaram pelo caminho com pneus furados tomaram as redes sociais. Um deles foi o deputado Ismael dos Santos (PSD), que precisou ter o carro guinchado. A própria Rádio Educadora recebeu diversas reclamações de moradores de Pouso Redondo pedindo que o DNIT tomasse uma providencia quanto a situação da rodovia.

 


POR: EVANDRO DE ASSIS – NSC TOTAL / RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares