Rui Car
04/10/2017 17h11 - Atualizado em 04/10/2017 16h12

Principal cartão postal de Rio do Oeste fica rosa à noite em alusão ao Outubro Rosa

Medida quer alertar as mulheres quanto a prevenção do câncer

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O movimento popular internacionalmente conhecido por Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em 1997, nos Estados Unidos, entidades começaram efetivamente a fomentar ações relacionadas ao tema, ganhando a adesão em todo o mundo.

 

E para chamar ainda mais a atenção, foi adotada a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros. No Brasil, em 2008, por exemplo, foi a vez do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, quando a ideia passou a ser adotada também em várias cidades brasileiras.

 

RIO DO OESTE

Neste ano, quando o movimento comemora 20 anos, Rio do Oeste também aderiu. Desde o início desta semana a Igreja Matriz, principal cartão postal do município, fica rosa durante as noites, graças a uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Esportes, tendo como apoiador o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC).

 

Também na área central, a iluminação rosa foi instalada em um prédio recém-restaurado que fica na praça. A estrutura serviu como primeira Prefeitura da cidade em 1958. “São medidas simbólicas, mas que servem de alerta às mulheres rio-oestenses sobre a importância da prevenção do câncer. Afinal, as unidades de saúde estão sempre de portas abertas para atender a todas, pensando sempre no bem estar e na qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Humberto Pessatti.

 

Uma ação semelhante está programada para novembro, quando é celebrado o Novembro Azul, voltado aos cuidados com a saúde dos homens. “Essas mesmas estruturas vão ficar azul durante a noite. Inclusive, já adquirimos as luminárias para adesão à campanha do Novembro Azul”, explica a secretária Elisiana Heidemann Hermann.

Justen Celulares