Rui Car
12/08/2020 10h52

Projeto que modifica o agendamento de consultas nos ESFs de Taió é rejeitado

Impossibilidade de aplicação imediata foi debatida em reunião de comissões

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Câmara de Vereadores de Taió

Fonte: Câmara de Vereadores de Taió

Delta Ativa

O projeto de lei que discutia modificação no agendamento de consultas nos ESFs de Taió foi rejeitado por cinco votos a quatro.  A proposta consistia no agendamento de consultas médicas através do telefone e valeria só para 2022. A medida exigiria a contratação de mais profissionais, o que é legalmente inviável para o momento.  

 

Em reunião das comissões permanentes, os vereadores ouviram a secretária municipal de Saúde, Rosecler Poleza Círico e uma enfermeira. O questionamento principal ficou voltado à vedação de contratação de profissionais habilitados para agendamento em virtude da Lei Complementar nº 173/2020 do Governo Federal, que entre outras medidas impede o aumento de gastos com contratação de pessoas até dezembro de 2021.

 

O texto original, apresentado pelo vereador Valdecir João da Cruz (Capilé) foi alterado para que a mudança entrasse em vigor somente em dois anos. Sem execução imediata do projeto, alguns vereadores resolveram se manifestar desfavoráveis a proposta. Os vereadores Aroldo Peicher Junior (Peixinho), Eduardo Poffo (Dudu), Jaci de Liz e Klaus Dieter Diel votaram contra. Com o empate, o presidente Tiago Maestri também se mostrou desfavorável à proposta, que foi rejeitada por maioria de votos. Além do autor do projeto, os vereadores Ademir Valle (Biro), Jair Alberto das Neves (Jinho) votaram favoráveis.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares