Rui Car
20/04/2020 10h16

“Pronta para começar de novo”, diz paciente com coronavírus a deixar o Hospital em SC

Ela deu entrada na unidade hospitalar no dia 03 de abril

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A primeira paciente confirmada com o novo coronavírus em Concórdia recebeu alta na última sexta-feira, dia 17. Ela deixou o Hospital São Francisco, onde esteve internada por duas semanas, com aplausos de toda a equipe médica. Na saída da unidade hospitalar, Ivone Fonseca, de 51 anos, agradeceu a todos os profissionais que cuidaram dela.

 

Ivone, que é moradora de Concórdia, deu entrada na unidade hospitalar no dia 03 de abril. Ela apresentava os sintomas típicos do novo coronavírus, tosse seca, falta de ar e dificuldade para respirar. A conversa do momento em que ela deixa o Hospital foi gravada. Nele, Ivone comenta como foram os dias longe da família e o tratamento da Covid-19.

 

“Graças a Deus, tudo normalizou. Não tive crises bravas. Fiz o tratamento certo. Aqui no hospital tem uma equipe muito boa. Essa doutora foi muito boa. To pronta para ir para casa para começar de novo. Faz 11 dias [que não vê a família. A saudade tá bastante. Mas falo com eles por telefone, mensagem. Tenho uma família que me apoia muito. Meus filhos, meus netos. Todos os dias me ligam. Mas tá tudo certo, Graças a Deus.

 

A médica Infectologista, Dra. Clarissa Guedes, explica que a paciente chegou ao hospital e foi submetida a uma série de exames laboratoriais e à tomografia computadorizada do tórax, estando todos estes com importantes alterações.

 

Por ser uma paciente com um quadro delicado, devido ao diabetes que é um fator de risco importante, uma equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas trabalhou no atendimento.

 

Durante a internação, a paciente foi medicada, teve sessões de fisioterapia de duas a três vezes ao dia, e a equipe de enfermagem entrava no quarto a cada duas horas para verificar saturação e coletar exames para controle do diabetes.

 

Até a noite deste domingo, dia 19, Concórdia tinha cinco casos confirmados do novo coronavírus, sendo quatro considerados curados. Há outros seis casos aguardando resposta do Laboratório Central, de Florianópolis. Além disso, já são 16 casos descartados da doença.

 

Fonte: Rádio Rural

Justen Celulares