Rui Car
24/02/2020 11h17 - Atualizado em 24/02/2020 11h29

Protesto marcou 1 ano de acidente com Jaguar que matou duas jovens em SC

Colisão envolvendo motorista embriagado ocorreu na madrugada do dia 23 de fevereiro de 2019, na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí.

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Valeska Lippel/NSC TV

Foto: Valeska Lippel/NSC TV

Delta Ativa

Familiares e amigos das vítimas do acidente com o carro Jaguar que matou duas jovens na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí, protestaram no domingo (23) para cobrar agilidade no inquérito do caso que completou 1 ano. O motorista do carro de luxo aguarda o andamento do processo em liberdade.

 

Suelen Hedler da Silveira, de 21 anos, e Amanda Grabner Zimmermann, de 18 anos, morreram após o carro em que elas estavam ser atingido pelo Jaguar, conduzido por Evanio Wylyan Prestini, de 31 anos, que estava embriagado.

 

A manifestação contou com faixas e cartazes pedindo mais rigor na condução do processo. Um deles trazia a frase “Um ano de dor”, sentimento compartilhado pela tia de Amanda.

 

“É uma luta diária pedindo por Justiça. A nossa intenção é homenagear essas meninas, pedir pelo júri popular. Nós queremos mudar as lei de trânsito do nosso Brasil. Hoje em dia, quem bebe, dirige e mata, é [considerado homicídio] doloso, não pode ser culposo. Ela [a pessoa] tem intenção, ela sabe que é errado”, diz.

 

 Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

MPSC alega descumprimento de medidas cautelares

 

Prestini foi preso de maneira preventiva e permaneceu no Presídio Regional de Blumenau até julho de 2019, quando foi solto após receber liberdade provisória por Determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde então, ele cumpre medidas provisórias, entre elas, a permanência em casa durante a noite e a madrugada, entre 20h e 6h, e em período integral nos dias não trabalhados.

 

Em janeiro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entrou com uma ação penal indicando que Evanio estaria descumprindo as medidas cautelares. Por volta das 13h do dia 21 de janeiro, uma terça-feira, ele foi visto na área de piscina de um edifício em Balneário Camboriú.

 

“Em dias de folga o réu deve permanecer no seu domicílio, no município de Guaramirim, conforme já esclarecido por este juízo”, cita a ação.

 

Segundo o documento do MPSC, a Polícia Militar de Guaramirim foi acionada para ir até a casa de Evanio, que também é seu local de trabalho, verificar a presença dele no imóvel. O réu não foi encontrado no local.

 

Os advogados de defesa alegaram que Prestini não está em prisão domiciliar e, por isso, não tem restrições de deslocamento para outras cidades desde que cumprindo o horário limite para retorno.

 

Ele responde por dois homicídios, três tentativas homicídio e pelo crime de trânsito de condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

 

O motorista pode ir à júri popular, ainda sem data definida, conforme decisão da juíza Camila Murara Nicoletti, titular da Vara Criminal da comarca de Gaspar.

 

A decisão ainda é avaliada por desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) após a determinação por júri popular ter sido contestado pela defesa de Evanio. As duas partes ainda podem recorrer junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em última instância.

 

Vídeo feito na BR-470 pouco antes do acidente com morte na manhã de hoje, mostra o veiculo Jaguar envolvido na colisão em zigue e zague.

 

 

Fonte: G1 SC

Justen Celulares