Rui Car
18/01/2024 10h02

Relembre a trajetória do empresário rioestense Moacir Bogo, que morreu aos 76 anos

Empresário morreu nesta quarta-feira (17) após passar vários dias internado em um hospital de Joinville

Assistência Familiar Alto Vale
Bogo, fotografado em 14 de julho de 2016, após a inauguração de galeria que leva o seu nome (Foto: Desiderio Peron / Arquivo / Insieme)

Bogo, fotografado em 14 de julho de 2016, após a inauguração de galeria que leva o seu nome (Foto: Desiderio Peron / Arquivo / Insieme)

Delta Ativa

A morte do empresário Moacir Bogo nesta quarta-feira (17) em Joinville, no Norte de Santa Catarina, comoveu entidades, lideranças e personalidades ligadas a diversos setores do município e da região. Ao longo de 76 anos, Bogo construiu uma história de trabalho e dedicação para a promoção do desenvolvimento econômico e da cultura em Joinville e no Estado.

 

Natural de Rio do Oeste, onde nasceu no dia 18 de fevereiro de 1947, estava em Joinville desde 1978, onde se tornou sócio e diretor da empresa de transporte Gidion, por mais de 40 anos.

 

Desde 1999, o empresário também era sócio da Bontur, empresa de teleféricos de Balneário Camboriú e Aparecida em São Paulo. Mais recentemente, também tinha negócios junto à Skyglass, em Canela (RS).

 

Mas não foi apenas no campo empresarial que Moacir Bogo se destacou. De origem italiana, o empresário era um entusiasta da cultura dos seus ascendentes, e foi um dos fundadores do Circolo Italiano de Joinville.

 

Ele foi o grande arquiteto da construção do Circolo Italiano de Joinville e trabalhou muito em prol da cultura italiana”, afirma o atual presidente do Circolo, Aylton Bogo.

 

De acordo com Aylton, “a diretoria do Circolo Italiano de Joinville o tem como presidente de honra, e ele será eternizado como presidente de honra, e sempre como um grande amigo de todos”.

 

O empresário também foi cônsul honorário da Itália para Joinville e região, e foi vice-presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina. Em 2001, inaugurou em Joinville o Complexo Gastronômico e Cultural Piazza Itália.

 

O empresário também foi membro da diretoria da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Em nota, publicada nas redes sociais a instituição lamentou a morte de Bogo.

 

Moacir Bogo teve legado reconhecido por diferentes entidades

 

Moacir Bogo também teve participação importante como presidente e vice-presidente da Acij (Associação Empresarial de Joinville), entidade da qual era conselheiro, atualmente. Ele também liderou a construção da sede da Associação de Amigos do Autista.

 

Ao longo da sua trajetória, o empresário recebeu diversas comendas e medalhas, como a de Cavaliere do Governo Italiano. Ele também foi condecorado pela Polícia Militar de Santa Catarina e pela Assembleia Legislativa do Estado.

 

Além disso, Bogo recebeu o título de Amigo do Exército, Cidadão Benemérito de Rio do Oeste e também Cidadão Honorário dos municípios de Joinville e de São Francisco do Sul.

 

O velório do empresário acontece nesta quinta-feira (18) no Crematório Catarinense, das 8h às 16h. O crematório fica na rua Miguel Angelo, nº 52, no bairro Vila Nova, na esquina com a BR-101.

 
Fonte: Lincoln Pradal / ND+
Justen Celulares