Rui Car
04/05/2017 14h05 - Atualizado em 04/05/2017 10h35

Responsáveis pela assistência aos pacientes ostomizados nos municípios da ADR Taió recebem orientações

Mensalmente são atendidas 25 pessoas com algum tipo ostomia

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Na tarde desta quarta-feira, 3, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos dos seis municípios atendidos pela Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió participam de um encontro para orientações sobre cuidados relacionados à ostomia.

 

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Maike Vizentainer, a reunião teve o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento dos profissionais que realizam atendimento ao paciente ostomizado. “O material, de alto custo, é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Saúde de Taió, de acordo com a necessidade de cada paciente. Os municípios realizam a entrega do material (bolsa coletora) e prestam serviço de assistência especializada, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”.

 

Mensalmente são atendidas 25 pessoas com algum tipo ostomia, que podem ser urostomia, colostomia ou ileostomia (ostomia é uma abertura cirúrgica no abdômen em pacientes que necessitam usar o equipamento coletor para fezes e urina). O treinamento foi repassado pelo enfermeiro Ricardo Iankoski, consultor técnico de uma das empresas que fornece o material para o Serviço Estadual de Ostomizados da SES.

Justen Celulares