Rui Car
29/12/2020 09h19 - Atualizado em 29/12/2020 09h40

Rio do Campo comemora 59 anos de emancipação político-administrativa

Município emancipou-se de Taió em 29 de dezembro de 1961, juntamente com Salete

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Nesta terça-feira, dia 29 de dezembro de 2020, o município de Rio do Campo comemora 59 anos da emancipação política conquistada em 1961. Milhares de anos antes que os homens civilizados viessem a conhecer Rio do Campo, os índios já habitavam suas campinas. Já deliciavam o fruto da terra, a água do riacho, o peixe, os animais e uma vida em comunhão com a natureza. Tudo era natural. A história do Município se confunde com conflitos entre índios e “homens civilizados”, pela posse e demarcação das terras da região.

 

Colonização

 

Em meados de 1916, Antônio Haro Varela, liderando um grupo de famílias desce a Serra Geral, fixando residência na localidade hoje conhecida por Rio Azul, este fato é tido como o início do desbravamento de nossas terras. Em 1922, Luiz Bertoli Senior recebe licença para medição da área, hoje território do município de Rio do Campo, que recebia como pagamento por serviços prestados por sua empresa colonizadora. Com a incumbência de colonizar a região e superando pacificamente alguns conflitos com posseiros aqui instalados, Bertoli inicia a venda de lotes aos primeiros colonos. Em 1936 construía-se uma estrada ligando Rio do Campo a Taió, o que acabou impulsionando o processo de colonização e desenvolvimento.

 

Fundação

 

Em 25 de agosto de 1955, através da Lei Municipal nº 194, cria-se o Distrito de Rio do Campo, sendo instalado em 08 de janeiro de 1956. Em 20 de dezembro de 1961 fica criado o município de Rio do Campo, através da Lei Estadual nº 800, de 20 de dezembro de 1961, sendo instalado em 29 de dezembro de 1961, pertencente a comarca de Taió. Rio do Campo fez parte, sucessivamente, de Blumenau, Rio do Sul e Taió, do qual foi desmembrado.

 

Cultura e Turismo

 

As belezas naturais, especialmente as cachoeiras Varaneira e Salto do Rio do Oeste, são os maiores atrativos de Rio do Campo. O Morro São Roque, com ótimo acesso a partir da SC114, tem belíssima vista panorâmica do município, constituído por um grupo de famílias vindas do interior, da Serra Geral, em 1916. Depois, em 1922, chegaram os colonos do Vale do Itajaí. Os hábitos e a cultura dos moradores de Rio do Campo receberam influência italiana, alemã, cabocla e polonesa.


FONTE: PREFEITURA DE RIO DO CAMPO

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares