Rui Car
28/10/2020 15h00

Rio do Campo conquista aparelho de ultrassom

O aparelho Magnus A5 + Cardio foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Delta Ativa

Nos últimos dias, mais uma novidade chegou na saúde do município de Rio do Campo. Trata-se de um novo aparelho para exames de ultrassonografia. O município não possuía em rede pública esse equipamento.

 

O aparelho Magnus A5 + Cardio foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai. Através de processo licitatório, o aparelho foi adquirido pelo valor de R$ 85.000,00.

 

A partir da instalação, os munícipes não precisarão mais se deslocar a municípios vizinhos para fazer esse exame. Nos próximos dias, a sala apropriada para receber o aparelho deve ser finalizada no Hospital da cidade. Ainda não há um prazo para o início do funcionamento do aparelho.

 

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.

 

A ultrassonografia é um procedimento simples, rápido e não possui restrições, podendo ser feito sempre que o médico achar necessário, não sendo necessário esperar entre um ultrassom e outro. No entanto, é importante que seja verificado se existe alguma recomendação para a realização do exame, como encher a bexiga ou tomar medicamentos para eliminar o excesso de gases, já que isso pode dificultar a visualização dos órgãos.

 

Para que serve

 

A ultrassonografia é um exame de imagem que pode ser indicada pelo médico com o objetivo de identificar alterações nos órgãos. Assim, esse exame pode ser recomendado para:

 

 – Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas;

 – Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;

 – Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;

 – Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões;

 – Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

 

A ultrassonografia deve ser realizada em um laboratório, clínica ou hospital, sempre sob indicação médica, para auxiliar no diagnóstico ou tratamento de diversas situações. Além disso, antes da realização do exame é preciso se informar sobre o preparo para os exames, pois em alguns tipos de ultrassonografia pode ser necessário beber bastante água, ficar em jejum ou tomar remédios para eliminar os gases, por exemplo.

 

Como é feita

 

A ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado numa maca e em seguida deve-se colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico.

 

Após terminar o exame o médico retira do gel com um papel toalha e a pessoa pode ir para casa. O exame não causa dor, nem desconforto, é de fácil acesso e geralmente não é um exame caro, sendo coberto por vários planos de saúde, embora também possa ser realizado pelo SUS.

 

FONTE: JORNAL A TRIBUNA DO VALE – WWW.JATV.COM.BR

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares