Rui Car
08/05/2019 09h00 - Atualizado em 08/05/2019 09h01

Rio do Campo investirá 1 milhão para gerar energia limpa e substituir lâmpadas

Investimento vai gerar quase 200 mil de economia em energia elétrica no município anualmente

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O município de Rio do Campo investirá mais de R$ 1 milhão para substituir as lâmpadas da iluminação pública por lâmpadas de LED. O valor também será utilizado para implementar um sistema capaz de gerar energia solar suficiente para o consumo das unidades públicas municipais.

 

O investimento será feito através de uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil. O projeto foi aprovado e o contrato para o financiamento foi assinado na sexta-feira (03). O ato contou com a presença do Prefeito Rodrigo Preis, vice Alexandro Losi, Secretário de Administração, Lenoir Menegazzi e gerente da agência do Banco do Brasil de Rio do Campo, Denison Kobashikawa.

 

O empréstimo foi autorizado através de uma lei aprovada por todos os vereadores do município em junho de 2018. A inclusão das ações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Pluri Anual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA) também foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

 

O Prefeito Rodrigo Preis justifica a ação afirmando que investir em energias renováveis, reduzir o consumo de energia e o lixo eletrônico, é ter consciência sustentável.

 

“As lâmpadas de LED consomem cinco vezes menos energia para produzir a mesma luminosidade que as lâmpadas tradicionais, além de ter durabilidade maior, proporcionando um custo menor com manutenção”, afirma o Prefeito e complementa “O retorno do investimento se dá em aproximadamente cinco anos e a durabilidade do produto é em média maior que 10 anos”.

 

Além da troca das lâmpadas, o município usará os recursos contratados para a implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que é capaz de captar energia através da radiação solar.

 

O Prefeito afirma que gerar a própria energia, captando a radiação do sol é a forma de gerar energia renovável que mais tem dado resultado na região. O tempo de retorno do investimento é de aproximadamente quatro anos, enquanto a durabilidade dos equipamentos de energia fotovoltaica é estimada em 25 anos.

 

Anualmente, o município deve economizar entre 150 mil e 200 mil em energia elétrica.

 

O próximo passo será agilizar o processo licitatório para aquisição dos itens e implantação das novas lâmpadas e do sistema de geração de energia fotovoltaica.

Justen Celulares