Rui Car
12/02/2020 13h53

Rio do Campo lança serviço de acolhimento inédito no Alto Vale

Os interessados em acolher crianças, adolescentes ou idosos, devem procurar a Secretaria de Assistência Social para realizar o cadastro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Foi lançado na terça-feira (11), o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Idosos no município de Rio do Campo. O novo serviço é um dos primeiros do Estado e é inédito no Alto Vale. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores do município.

 

Participaram do evento o Prefeito Rodrigo Preis, secretário de Assistência Social Adevilson Pires, além de representantes do poder legislativo, executivo e judiciário. A solenidade contou também com uma palestra da assistente social da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Janice Merigo.

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Pessoas Idosas acolhe pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os gêneros. É constituído por famílias que se cadastram voluntariamente para prestar cuidados a pessoas idosas em suas residências e recebem, em contrapartida, auxílio financeiro mensal repassado pelo poder público municipal.

 

A família acolhedora tem como função responsabilizar-se pelos cuidados da pessoa idosa, sempre oferecendo assistência material, moral e social, promover a inclusão do acolhido na comunidade e atender todas as orientações da equipe técnica municipal.

 

Os interessados em acolher crianças, adolescentes ou idosos, devem procurar a Secretaria de Assistência Social para realizar o cadastro. Os documentos necessários são RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, de rendimentos, certidão negativa de antecedentes criminais, atestado de saúde física e mental. A documentação é solicitada a todos os membros da família acolhedora com mais de 18 anos.

Justen Celulares