Rui Car
04/05/2019 11h11 - Atualizado em 04/05/2019 10h36

Rio do Campo oferece transporte para Cadastramento Biométrico em Taió

Como ocorre o cadastramento biométrico?

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Faltando menos de 60 dias para o término do prazo para cadastramento biométrico eleitoral, mais de 1.500 eleitores de Rio do Campo ainda não fizeram o procedimento. A Prefeitura solicitou ao Cartório Eleitoral de Taió, responsável pelo recadastramento, que se realizasse um mutirão no município, mas o pedido foi negado.

 

A Prefeitura de Rio do Campo e Cartório Eleitoral, estabeleceram uma parceria para atendimento no sábado, 25 de maio. O município oferecerá transporte aos interessados. Neste caso, o eleitor deve obrigatoriamente realizar o agendamento na Prefeitura com Lúcia ou Tiago.

 

Além do dia 25, que terá transporte público, os eleitores de Rio do Campo serão atendidos até 28 de junho de 2019. Para realizar o cadastramento, o cidadão poderá agendar um horário por meio de página na internet do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

 

O cadastramento consiste na coleta de dados biométricos, fotografia, assinatura, digitalizada e atualização de dados cadastrais, além da comprovação documental de domicílio eleitoral.

 

Quem precisa se cadastrar?

Todos eleitores de Rio do Campo têm a obrigação de passar pelo cadastramento. Quem fez o cadastro biométrico a partir de 04 de abril de 2017 não necessita voltar ao cartório.

 

Qual é o prazo?

 Para Rio do Campo, o prazo é o dia 28 de junho. Outros municípios têm datas diferentes.

 

Como fazer?

O eleitor poderá agendar um horário para ser atendido no Cartório Eleitoral de Taió por meio do link: https://www.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/.

 

Acessando o link, selecione o município de “Rio do Campo”, depois preencha seus dados e escolha uma data disponível para ser atendido.  

 

Após preencher os dados no link anterior, você receberá um número de protocolo e todas as informações necessárias para realizar o cadastro. Não é necessário imprimir esses dados, basta saber o dia e o horário que deverá comparecer ao Cartório.

 

Também não é necessário ir até a Prefeitura. Mas quem não conseguir ou não tiver acesso à internet, poderá solicitar que esse agendamento seja feito pela Prefeitura.

 

 

O que levar?

Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).

 

Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.

 

Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

 

Como ocorre o cadastramento biométrico?

O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.

Justen Celulares