Rui Car
11/10/2023 10h13 - Atualizado em 11/10/2023 10h18

Rio do Oeste inicia evacuação de moradores das residências

Município começou a retirada de famílias no segundo piso das casas nesta terça-feira (10)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Jean Rossa / Reprodução

Foto: Jean Rossa / Reprodução

Delta Ativa

Os moradores de Rio do Oeste receberam um aviso de evacuação na tarde desta terça-feira (10). Castigada pelas fortes chuvas da última semana, o município ainda sofre com o aumento do nível do rio Itajaí do Oeste, que aumentou entre a noite de domingo (8) e a madrugada de segunda-feira (9).

 

Por questões de segurança, moradores estão sendo retirados do segundo piso das casas nesta terça-feira (10).

 

Estamos em um momento que requer uma atenção muito grande de toda a população. As águas continuam subindo, apesar de ter diminuído o ritmo, e com isso está atingido o segundo piso de algumas casas (…) Vamos iniciar a evacuação de todas as pessoas que estão no segundo piso das casas. Talvez depois nós não vamos conseguir acessar, visto que a rede elétrica vai limitar o nosso acesso”, disse o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Oeste, Giomar.

 

Toque de recolher em Rio do Oeste

 

Com a região central da cidade de Rio do Oeste ainda completamente inundada, o prefeito Diogo Ferrari, também estabeleceu um decreto que estabelece o toque de recolher na cidade diariamente, das 20h às 6h da manhã, enquanto durar a situação de emergência no município.

 

Toque de recolher em Rio do Oeste foi assinado pelo prefeito – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

No período de tempo em que estiver em vigor o “toque de recolher”, diariamente, só será permitido o trânsito de particulares, nas vias públicas, em situações devidamente justificadas, tais como, deslocamento profissional, situação envolvendo atendimento de saúde, ajuda humanitária, entre outros”, diz o documento.

 

Isso ocorre pois o rio Itajaí do Oeste recebeu água acumulada da cidade de Taió e da barragem que verteu durante o fim de semana. Além disso, a chuva que atingiu Salete, Pouso Redondo, Rio do Campo e outras regiões próximas chegaram até Rio do Oeste.

 

Na medição das 18h desta terça-feira (10), o rio estava com 11,28 metros e há previsão de mais chuva para esta quarta-feira (11) e quinta-feira (12).

 

Rio do Oeste nesta terça-feira (10) – Foto: Josnei Moser/Defesa Civil de Rio do Oeste/ND

Foto: Josnei Moser / Defesa Civil de Rio do Oeste

 

Com a abertura de um terceiro abrigo, na Escola Mário Nardelli, o município tem 290 pessoas nos abrigos. São 85 famílias alojadas. Além disso, a Defesa Civil, com apoio de outras secretarias, como a de saúde realizam a entrega de alimentos e medicamentos em outros pontos da cidade onde não há acesso.

 

Uma chave Pix para doações também foi divulgada pela Prefeitura Municipal para arrecadar doações.

 

Rio do Oeste pede doações – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

 

Uma morte foi registrada no município devido às fortes chuvas

 

No dia 4 de outubro, um ciclista que tentou atravessar uma área alagada em uma propriedade particular de Rio do Oeste morreu. O caso aconteceu em uma estrada que corta uma plantação de arroz às margens da rodovia SC-350, por volta das 17h.

 

Segundo os bombeiros, testemunhas disseram que a vítima estava passando de bicicleta pela estrada de acesso às arrozeiras, quando perdeu o controle da bicicleta e caiu na área alagada ao lado da plantação.

 

Algumas pessoas disseram que chegaram a ouvir a pessoa pedindo socorro e foram até ela. Porém, quando socorrida, a vítima perdeu a consciência rapidamente.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares