Rui Car
02/06/2017 14h37 - Atualizado em 02/06/2017 15h12

Rio do Sul decreta situação de emergência após chuvas em SC

Ao menos 10 municípios já enviaram a documentação para a Defesa Civil Estadual

Assistência Familiar Alto Vale
G1

G1

Delta Ativa

Ao menos 10 prefeituras decretaram situação de emergência por estragos causados pelas chuvas até esta sexta-feira (2), informou a Defesa Civil de Santa Catarina. Entretanto, segundo o órgão, os decretos ainda estão em âmbito municipal, ou seja, a documentação precisará ser analisada para liberação de recursos federais.

 

As chuvas atingiram o estado por uma semana. O evento climático fez com que 945 pessoas fossem levadas para abrigos públicos e deixou milhares de alunos sem aula no estado.

 

No Oeste, Concórdia, Seara, Ipira, Piratuba, São Carlos, Águas de Chapecó e Xanxerê decretaram emergência. Já na Serra, Lages. No Vale do Itajaí, Rio do Sul e Brusque.

 

Segundo a Defesa Civil, diferente de outras situações envolvendo chuvas no estado, as pessoas aceitaram os chamados da Defesa Civil e saíram de áreas de risco com antecedência, ação preventiva que gerou menos danos humanos.

 

Comunicado da Defesa Civil de Rio do Sul – Previsão do tempo

Sexta-feira (2 de junho) – 15h

 

Considerando a previsão climática informada pelo CIRAM/EPAGRI entre os dias 4 e 8 de junho, a Defesa Civil de Rio do Sul vai manter a cota de inundação em 9,50m e o Estado de Atenção em 10,50m. Conforme mudar a previsão, faremos novos cálculos e será informado imediatamente.

 

Orientamos que as pessoas que estão em abrigos devem permanecer até nova orientação da Defesa Civil. A Defesa Civil de Rio do Sul manterá plantão no fim de semana, e chamadas de urgência podem ser feitas no 199.

 

 

Balanço de estragos

Conforme o último boletim da Defesa Civil estadual, 73 municípios registraram ocorrências em decorrência das chuvas. Além das pessoas em abrigos, 532 foram para a casa de parentes e amigos.

 

Foram abertos abrigos em Lages, Rio do Sul, Rio do Oeste, Ponte Serrada, Laurentino, Capinzal, Agronômica, Água de Chapecó, São Carlos e Taió.

 

A Defesa Civil ainda informa que 7174 pessoas foram atingidas e 1878 residências, afetadas.

Justen Celulares