Rui Car
04/05/2022 08h43 - Atualizado em 04/05/2022 08h48

Rio do Sul enfrenta situação de enchente e Itajaí-Açu passa dos 8 metros

Primeiras famílias já foram retiradas de casas e nível das águas subiu quase 5 metros em 48 horas, de acordo com a Defesa Civil

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Felipe Sales / NSC TV

Foto: Felipe Sales / NSC TV

Delta Ativa

Rio do Sul entrou em situação de enchente na madrugada desta quarta-feira (04). O nível do Itajaí-Açu na maior cidade do Alto Vale passou dos 7 metros à meia-noite e na leitura das 6h atingiu a marca de 8,18 metros. Com tendência de alta desde o início da tarde, o município já havia feito um alerta à população no início da noite para que “se planejasse” para a cheia.

 

Às 21h de terça-feira (03), vale lembrar, Rio do Sul já havia entrado em condição de emergência, conforme o protocolo de Defesa Civil, depois que o Itajaí-Açu passou dos 6,50 metros. Poucas horas depois, durante a madrugada, o cenário já era de enchente. Nas últimas 48 horas, o nível subiu quase cinco metros e a alta é de cerca de 20 centímetro a cada 60 minutos.

 

Com o nível do rio em 8,04 metros, ao menos 74 ruas já são afetadas, segundo o relatório de cotas de Rio do Sul. Confira aqui a lista completa. A cidade já abriu também cinco abrigos para dar suporte à população: na Igreja Católica Bela Aliança, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, na Igreja Evangélica Bela Aliança, no Lions Clube e na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

 

A lista completa dos abrigos pode ser acessada neste link.

 

Até a 1h da madrugada sete famílias já haviam sido retiradas de casa por conta da enchente. A reportagem não conseguiu contato com a Defesa Civil no início da manhã desta quarta-feira para confirmar o número atualizado.

 

Esta matéria segue em atualização.

 

Por: Augusto Ittner / Jornal de Santa Catarina / NSC Total


Justen Celulares