Rui Car
13/04/2017 14h00 - Atualizado em 13/04/2017 08h54

Rio do Sul inicia vacinação contra a gripe

A partir de segunda-feira cerca de 20 mil pessoas começam a receber a imunização

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Inicia na próxima segunda-feira (17) a campanha nacional de vacinação contra os vírus da Influenza, causadora da gripe. Em Rio do Sul a meta é atingir 90% da população que se encontra nos grupos prioritários, cerca de 20 mil pessoas. A imunização acontecerá até o dia 26 de maio e sete postos de saúde da cidade, mais a Policlínica, irão disponibilizar as doses.

 

A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes de infecções causadas pelos vírus da Influenza. Neste ano o público-alvo da vacinação são crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, população carcerária e funcionários de unidades prisionais.

 

Para receber a imunização, crianças e adolescentes que se encontram dentro dos grupos prioritários devem ter em mãos a Caderneta de Vacinação. Já os adultos precisam levar o Cartão de Vacinação, e os professores devem apresentar também uma declaração nominal da direção da escola em que lecionam.

 

Ao todo a população de Rio do Sul conta com oito salas de vacinas que disponibilizarão a proteção contra a Influenza. Quem mora nos bairros Bremer, Bela Aliança e Tabão pode se dirigir a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bremer. Os moradores dos bairros Santana, Boa Vista, Centro e Jardim América encontrarão a vacina na ESF Santana. Já quem é do Budag, Canoas ou Pamplona pode procurar a ESF Budag. A população do bairro Barragem e Barra do Trombudo poderá se imunizar na ESF Barragem. Quem mora no Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Alto Progresso, Itoupava e Barra Itoupava pode se dirigir a ESF Canta Galo. Residentes do Santa Rita, Valada São Paulo e Rainha serão vacinados na ESF Santa Rita. E os moradores do Laranjeiras, Sumaré, Bom Fim e Eugênio Schneider serão atendidos diretamente na Vigilância Epidemiológica, na rua São João, porém no espaço a imunização é apenas para adultos. Todos estes locais atenderão de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

 

A Policlínica também contará com as doses e a imunização será realizada normalmente de acordo com o calendário de vacinação das crianças e adolescentes. O atendimento no local acontece das 8h às 17h. A Vigilância Epidemiológica pede que a população respeite os pontos indicados para cada bairro, para garantir que não haja tumulto e que o atendimento seja humanizado.

 

O dia D para a imunização neste ano será 13 de maio (sábado). Na data, todos postos de saúde que estão oferecendo a vacina estarão abertos das 8h às 17h. E ainda há a possibilidade de outras ESFs abriram para auxiliar na imunização dos grupos prioritários.

 

 

Sindréia Nunes

Justen Celulares