Rui Car
29/07/2021 14h08 - Atualizado em 29/07/2021 14h09

Rio do Sul investe em melhorias no aeroporto em Lontras para contrapor perigos da BR-470

Município aplicou R$ 1,4 milhão no balizamento noturno do espaço para ampliar o atendimento regional e não depender apenas da rodovia federal

Assistência Familiar Alto Vale
Aeroporto Helmuth Baungarten, em Lontras (Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul)

Aeroporto Helmuth Baungarten, em Lontras (Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Limitada a um único acesso principal – a castigada BR-470 – Rio do Sul decidiu abrir outra porta para o Alto Vale e investiu em melhorias no Aeroporto Helmuth Baungarten que, apesar de localizado na cidade vizinha de Lontras, serve toda a região.

 

De acordo com o prefeito José Thomé, o município investiu R$ 1,4 milhão e concluiu o balizamento noturno do espaço, o que vai permitir o funcionamento do aeroporto a qualquer hora do dia ou da noite. Com isso, Thomé acredita que o aeroporto pode ser uma alternativa à BR-470, principalmente pata atendimentos  de saúde e para o desenvolvimento das empresas da região.

 

A propriedade é do município e nos cabe mantê-lo e investir para que ele se torne mais atrativo para os voos, tanto empresariais quanto na área da saúde. Dados do E-SUS apontam a utilização de centenas de vezes ao ano do aeroporto e ele está numa área muito estratégica no mapa catarinense […] para atender principalmente a demanda do Alto Vale. Temos indústrias muito fortes e uma BR-470 muito precária. Como a BR-470 nos foge o investimento do município, decidimos investir pesado no aeroporto de Rio do Sul”, afirma Thomé.

 

Em funcionamento

 

Prefeitura de Rio do Sul concluiu o balizamento noturno do aeroporto Helmuth Baungarten – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do Sul

Prefeitura de Rio do Sul concluiu o balizamento noturno do aeroporto Helmuth Baungarten (Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul)

Localizado em uma área central do estado, entre aeroportos que atendem o Oeste, a Serra, o Norte e a Capital, o Helmuth Baungarten é visto como um bom local para melhorar o contato do Alto Vale com outras regiões e, segundo o prefeito de Rio do Sul, já está em completa operação.

 

O balizamento noturno foi concluído há cerca de um mês e já está em funcionamento, aguardando apenas as últimas inspeções do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e a homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que vão finalizar o processo.

 

Quando estiver completamente liberado, Thomé acredita que a operação vai colocar não apenas Rio do Sul, mas toda a região em outro patamar. Além de qualificar o atendimento de saúde, nos casos de transplantes de órgãos e de pacientes que precisam de transporte rápido, vai abrir um novo acesso para o desenvolvimento econômico.

 

Já tivemos depoimentos de empresários que o cliente não vem pela BR-470 diante do perigo que ela apresenta, então isso melhora a relação de negócio das nossas empresas da região. Então, isso (a melhoria do aeroporto) é muito importante, tanto para a eficiência das empresas, o atendimento estratégico de negócios, quanto a questão de saúde”, avalia.

 

Modernização

 

Com 1.100 metros de pista, o Aeroporto Helmuth Baungarten atende, principalmente, voos particulares. A intenção com os investimentos e a conclusão do balizamento noturno é de que, a curto prazo, o local possa atender a voos com até 40 passageiros, tornando-se um ponto de referência da aviação regional e, inclusive, recebendo escalas de voos entre os aeroportos maiores.

 

Segundo o prefeito José Thomé, toda a parte técnica conta com equipamentos modernos e que permitem, inclusive, o acionamento do balizamento de dentro da aeronave.

 

O sistema permite o acionamento até 30 minutos antes da aeronave pousar, não necessitando ter alguém na operação 24 horas. O aplicativo de aeronave para a base aeroportuária permite o acionamento do balizamento noturno da pista e ela se desliga até 30 minutos depois, fica por uma hora ligado. Então é algo bem moderno, bem seguro”, garante.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE

 

Justen Celulares