Rui Car
30/04/2024 08h44

Rio do Sul leva prêmio de 1º lugar com projeto de abertura de empresas

O prêmio Prefeitura Empreendedora, do Sebrae Santa Catarina, foi entregue na noite desta segunda-feira (29)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

Na disputa pelo prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae Santa Catarina, Rio do Sul venceu mais uma vez. O primeiro lugar da etapa estadual foi recebido pelo prefeito José Thomé, na noite desta segunda-feira (29).

 

Rio do Sul foi destaque na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, uma das dez categorias da competição que envolve municípios de todo o Estado inscritos no programa.

 

O projeto vencedor é o “Agiliza Rio do Sul”, que revolucionou a abertura de empresas no município, reduzindo o tempo para apenas 21 minutos, sem taxas.

 

O projeto é aplicado pelo município desde 2017. Quando a cidade começou a trabalhar a desburocratização, os empresários levavam 188 horas para abrir uma empresa, e agora são apenas 21 minutos.

 

Em 2023, Rio do Sul foi eleita a cidade mais rápida do Brasil para abertura de empresas. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O ranking elencou os dez municípios mais ágeis no processo no terceiro quadrimestre de 2022.

 

Essa abordagem inovadora promove um ambiente empreendedor vibrante, impulsionando o crescimento econômico ao mesmo tempo que oferece incentivos alternativos para fomentar a economia local”, explica Thomé.

 

O próximo desafio de Rio do Sul é a etapa nível nacional do prêmio, em Brasília, no mês de junho. Em 2022, o município foi o grande vencedor na categoria Cidade Empreendedora, faturando o troféu de campeão nacional pelo projeto “Cidade Empreendedora”.

 
Fonte: Bruna Ziekuhr / ND+
Justen Celulares