Rui Car
19/08/2020 09h50 - Atualizado em 19/08/2020 09h51

Rio do Sul passa a oferecer hidroxicloroquina na Farmácia Básica

Medicamento será disponibilizado somente com prescrição médica

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Portal Expresso / Grupo de Comunicação Difusora

Fonte: Portal Expresso / Grupo de Comunicação Difusora

Delta Ativa
Desde ontem, terça-feira (18), o município de Rio do Sul passou a oferecer a hidroxicloroquina no tratamento ao Coronavírus. Um novo documento foi criado na cidade, com orientações e as mudanças na forma de combate a doença. 
 
 
O remédio estava com dificuldade de compra por conta da escassez na distribuição em todo o País, porém nunca chegou a faltar no município. Agora, Rio do Sul, adquiriu um número suficiente para ser ofertado. Entretanto, os médicos reforçam que não há comprovação efetiva da eficácia do remédio para o combate ao vírus. 
 
A prescrição dos medicamentos será pelo responsável médico, com autorização por escrito do paciente. O paciente deverá ser sintomático e/ou positivo para a Covid-19 para receber o benefício. A farmácia básica tem os medicamentos como ivermectina e azitromicina, além da compra de um novo lote da hidroxicloroquina.
 
Ministério da Saúde
 
O Ministério da Saúde ampliou, desde maio deste ano, o acesso de pacientes com Covid-19 ao tratamento medicamentoso precoce, ou seja, no primeiros dias de sintomas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento traz a classificação dos sinais e sintomas da doença, que pode variar de leve a grave; e a orientação para prescrição a pacientes adultos de dois medicamentos associados à azitromicina: a cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina. A escolha do melhor tratamento para a doença pode variar de acordo com os sinais e sintomas e a fase em que o paciente se encontra. Esses dois medicamentos já eram indicados para casos graves, hospitalizados.
 

O acesso desses medicamentos só é possível por meio de prescrição médica. Ou seja, é de competência do médico, em concordância declarada por escrito pelo paciente, o uso do tratamento medicamentoso. O ministério elaborou ainda um Termo de Ciência e Consentimento para uso de Hidroxicloroquina/Cloroquina. Para ampliar a recomendação para o uso precoce da doença, o Ministério da Saúde levou em consideração a existência de diversos estudos sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

 
 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

 
 
Justen Celulares