Rui Car
15/10/2023 10h10 - Atualizado em 15/10/2023 10h32

Rios baixam lentamente e Alto Vale ainda tem cidades com enchente

Chuvas fortes devem voltar a atingir o Estado a partir desta segunda-feira (16)

Assistência Familiar Alto Vale
Muitas famílias perderam praticamente tudo em Taió e terão que recomeçar (Foto: Rádio Educadora 90,3 FM)

Muitas famílias perderam praticamente tudo em Taió e terão que recomeçar (Foto: Rádio Educadora 90,3 FM)

Delta Ativa

As fortes chuvas seguem preocupando e causando estragos há 11 dias em diversas cidades de Santa Catarina. Entre as mais atingidas, no Alto Vale, o início deste domingo (12) começou com o nível da água baixando, porém, ainda insuficiente para o retorno à normalidade.

 

Em Rio do Oeste, a altura do rio está baixando quatro centímetros por hora, mas ainda há regiões isoladas por causa das enchentes, principalmente as mais próximas do Centro. A Defesa Civil afirma que não consegue acessar essas comunidades pela altura da água e pelos riscos de desmoronamentos em estradas, ou por conta de rodovias que estão cedendo.

 

De acordo com o órgão municipal, o rio estava em 10,56 metros por volta das 7h deste domingo. A altura minimamente recomendável para ações mais concretas serem feitas é menor que 7 metros.

 

Os moradores de Rio do Oeste estão sendo atendidos por meio de aeronaves ou barcos, que levam serviços de saúde, alimentação e remédios, por exemplo.

 

Em Taió, apesar de ainda ter pontos de alagamentos, a prefeitura afirma que as águas também estão baixando de nível no município. No momento, a orientação é que comerciantes tirem móveis e materiais estragados dos estabelecimentos para serem recolhidos pela Secretaria de Obras.

 

No município, muitas famílias perderam praticamente tudo, e terão que recomeçar. Conforme o nível do rio vai abaixando, um rastro de destruição vai aparecendo.

 

O nível do Rio Itajaí do Oeste está em 9,66 metros em Taió, enquanto a Barragem Oeste tem 105% de ocupação, sendo que seis comportas estão fechadas e uma aberta.

 

Já em Rio do Sul, conforme atualização da noite do último sábado (14), o nível do rio está em 10,32 metros. Para este domingo, a prefeitura anunciou uma força-tarefa para fazer a limpeza de 12 ruas que já tiveram recuo da água.

 

Chuvas fortes deve voltar

 

A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste domingo (15). Entretanto, as maiores precipitações são esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões.

 

Neste domingo, a chuva deve ser fraca na metade leste do Estado. Porém, no Grande Oeste ela pode vir com pancadas moderadas ou até fortes, acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã.

 

O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.

 

Estas chuvas estão associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

 
Fonte: Lucas Koehler / Jornal de Santa Catarina / NSC Total / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares