Rui Car
26/08/2019 10h21

Sábado é o dia D contra o sarampo em Taió

O sarampo é um doença infecciosa aguda transmissível e extremamente contagiosa

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O sábado (31) será o Dia D municipal de vacinação contra o sarampo em Taió. Os pais devem levar as crianças com idade entre seis meses e um ano, para tomar a chamada ‘dose zero’ da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A imunização será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde das 8h às 17h.

 

A dose zero não substitui as outras duas doses que as crianças precisam tomar conforme o calendário nacional de vacinação:  aos 12 meses (sarampo, caxumba e rubéola) e aos 15 meses (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

 

A dose extra é uma recomendação do Ministério da Saúde, já que as crianças nessa faixa etária são mais suscetíveis ao casos mais graves da doença inclusive ao óbito.

 

A responsável pela Vigilância Epidemiológica em TaióVirgínia Blank do Prado comenta que os pais podem ficar tranquilos porque a dose não causa efeito colateral para as crianças. “Os pais podem ficar tranquilos a vacina é aplicada no braço e não dá reação adversa”, declarou.

 

Sarampo

O sarampo é um doença infecciosa aguda transmissível e extremamente contagiosa. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Justen Celulares