Rui Car
27/04/2017 10h20 - Atualizado em 27/04/2017 10h14

Saiba por que o fim de tarde desta quarta-feira teve céu alaranjado

Na quinta-feira, há risco de alagamentos nas regiões mais baixas do Litoral

Assistência Familiar Alto Vale
Entardecer nesta quarta-feira em Florianópolis - Informação: Diário Catarinense - Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Entardecer nesta quarta-feira em Florianópolis - Informação: Diário Catarinense - Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Delta Ativa

Depois de uma manhã de estragos causados por temporais em SC, a quarta-feira terminou com céu alaranjado em Santa Catarina. O meteorologista Leandro Puchalski explica os fatores que auxiliam nesta coloração mais acentuada. 

Ele lembra que o céu é azul devido ao fenômeno óptico chamado dispersão, e que a luz do sol é branca, resultado da soma das sete cores do arco-íris.

 

— No entanto, à medida que o sol vai se pondo ou nascendo, seus raios luminosos têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos que vão desde os gases que compõem a atmosfera até mesmo poeira da superfície e poluição provocada pelas cidades. No nascer ou pôr do sol, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando dos obstáculos fazendo com que chegue até os nossos olhos o tom avermelhado.

 

Em alguns dias, como esta quarta-feira, isso fica ainda mais visível pela composição da atmosfera.

 

Entardecer nesta quarta-feira em Florianópolis – Foto: Marco Favero / Agencia RBS
 

Mar agitado e maré alta

Entre quarta e quinta-feira, o vento sudeste persistente deixa o mar agitado, com picos de ondas variando entre 2 e 2,5 metros, podendo chegar a 3 e 3,5 metros especialmente em áreas afastadas da costa. É desaconselhável o tráfego de pequenas e médias embarcações, segundo a Epagri/Ciram.

 

Na quinta-feira, há risco de alagamentos nas regiões mais baixas do Litoral catarinense por causa da maré viva — isso acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em relação a Terra e atração gravitacional entre os astros se soma. Além disso, também há a influência do vento no quadrante sul e ondas altas, devido um ciclone extratropical no sul da América do Sul. 

Justen Celulares