Rui Car
04/11/2021 15h33

Saiba quanto Santa Catarina arrecadou em impostos no mês de outubro

Número é 15,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e inclui repasses da União

Assistência Familiar Alto Vale
Está caro, mas as pessoas continuam comprando em SC (Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Divulgação)

Está caro, mas as pessoas continuam comprando em SC (Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Santa Catarina arrecadou R$ 3,24 bilhões em impostos e repasses no mês de outubro – crescimento de 15,5% na comparação com outubro de 2020. O número inclui a receita obtida com ICMS, IPVA, ITCMD, taxas estaduais e repasses da União.

 

A grande fatia foi do Imposto sobre Mercadorias e Serviços, o ICMS, R$ 2,64 bilhões – alta de 15,7% com relação ao mesmo mês do ano passado. As recorrentes altas nos combustíveis ajudaram a puxar para cima o valor.

 

Também houve aumento de 82,6% na arrecadação do Imposto sobre Heranças e Doações, o ITCMD, em função das mortes pela pandemia do coronavírus.

 

ICMS por setores

 

 – Setor de combustíveis +29,9%

 – Indústria têxtil +25,4%

 – Automóveis e autopeças +24,9%

 – Material de construção +23%

 – Energia elétrica +15,4%

 

No comparativo com setembro de 2021, houve queda de 0,7% na arrecadação estadual. O ICMS recuou 1,6% de setembro para outubro.

 
 

Essa pequena oscilação é considerada normal pelo Fisco e pode ser explicada pela sazonalidade – festas, datas especiais e até mesmo feriados interferem nos números.

 

Mesmo com essa pequena variação de um mês para o outro, a arrecadação estadual vem se mantendo linear, o que comprova a estabilidade e a solidez da economia catarinense e o trabalho atento da administração tributária”, analisou o presidente do Sindifisco-SC (Sindicato dos Fiscais da Fazenda Estadual), o auditor fiscal José Antônio Farenzena, em análise obtida com exclusividade pelo blog.

 

Está caro, mas as pessoas compram

 

Mesmo com os preços aumentando, as pessoas estão comprando e a tendência é de que haja uma grande corrida do consumidor às lojas para tentar buscar produtos, especialmente os eletroeletrônicos, vendidos no Brasil ainda sem o realinhamento com o dólar e os preços praticados nos EUA”, projetou o diretor de Políticas e Ações Sindicais do Sindifisco-SC, auditor fiscal Sérgio Pinetti, citando duas grandes datas para o comércio: Black Friday e Natal.

Fonte: Altair Magnin / ND+
Justen Celulares