Rui Car
01/09/2021 14h16

Santa Catarina não atinge meta de vacinação de 100% dos adultos em agosto

A expectativa do estado era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Cristiano Andujar / PMF

Fotos: Cristiano Andujar / PMF

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com órgãos do Governo Estadual, tem trabalhado para entregar aos 295 municípios catarinenses doses da vacina contra a Covid-19 no menor tempo possível. Esse trabalho, realizado em conjunto, já permitiu que 7.938.290 doses fossem distribuídas a todos os municípios, muitas vezes, em menos de 24 horas depois de chegarem ao estado.

 

O envio dessas doses ao estado é feito pelo Ministério da Saúde (MS), que faz a aquisição dos imunizantes e envia a todos os estados brasileiros para a vacinação da população. Para Santa Catarina, o órgão federal enviou, até o momento, 8.251.880 doses para aplicação da primeira e segunda dose. Esse montante ainda não foi suficiente para vacinar 100% da população adulta catarinense com a primeira dose. Neste momento, o vacinômetro estadual aponta que 85% da população adulta foi vacinada com a primeira dose.

 

De acordo com levantamento realizado pela SES, o estado precisa receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina.

 

Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destaca o superintendente.

 

A expectativa do estado era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta com a primeira dose e conseguir iniciar a aplicação da vacina nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a aplicação da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos. No entanto, na última distribuição, o Ministério da Saúde enviou ao estado 110.770 doses da vacina apenas para a aplicação da segunda dose.

 

Sendo assim, o estado mantém a previsão de iniciar a vacinação dos adolescentes e a aplicação da dose de reforço no mês de setembro, assim que novas doses da vacina chegarem ao estado.

 

Esquema vacinal completo

 

Com relação a vacinação completa, com a aplicação das duas doses da vacina ou dose única, a cobertura vacinal da população adulta, neste momento, é de 38%. No entanto, a aplicação da segunda dose segue sem prejuízo algum em todos os municípios catarinenses. Sendo que, nesta quarta, 1º de setembro, o estado vai distribuir 263.170 doses que estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem utilizadas como segunda dose.

18 anos ou mais

 

Florianópolis – 103,19% (1ª dose) e 54,19% (2ª dose)
Lages – 99% (1ª dose) e 52% (2ª dose)
Chapecó – Mais de 95% (1ª dose) e 50% (2ª dose)
Criciúma – 89,6% (1ª dose) e 44% (2ª dose)
Blumenau – 78% (1ª dose)


FONTE: SCC10

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares