Rui Car
17/08/2021 15h20 - Atualizado em 17/08/2021 15h29

Santuário do Louvor, em Ituporanga, terá estátua maior que a do Cristo Redentor

Local foi projetado para ser o maior complexo de turismo religioso do estado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Franciel de Andrade / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Franciel de Andrade / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, que está sendo construído em Ituporanga, foi projetado para ser o maior complexo de turismo religioso do estado – e promete cumprir o projeto.

 

A principal atração do espaço deve ser a estátua gigante de Nossa Senhora de Lourdes, que já foi construída, tem 40 metros e pesa 300 toneladas. A estátua, aliás, é maior que a do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que possui 38 metros, dois a menos que a da obra catarinense. Na base da imagem haverá uma capela com capacidade para 120 pessoas e a obra já está praticamente concluída, faltando apenas detalhes da iluminação.

 

Cristo Redentor do Rio de Janeiro tem 38 metros e completará 90 anos em outubro deste ano (Foto: Divulgação)

 

A nossa cidade, que já é reconhecida como Capital Nacional da Cebola, com a Festa da Cebola, agora no turismo religioso, espiritual, vai provocar o desenvolvimento do turismo no interior de Santa Catarina, vai ajudar o Alto Vale e colocar Santa Catarina em destaque nacional”, afirma o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel.

 

A obra que deve colocar Ituporanga no circuito nacional de turismo religioso é um investimento privado e a inauguração está prevista para o dia 11 de fevereiro de 2022, o Dia de Nossa Senhora de Lourdes.

 

Complexo turístico

 

A ideia inicial surgiu em 2017 e o objetivo era construir apenas a estátua, mas na época o empresário Silvio Prim não obteve apoio. Em 2020, ele retomou o projeto e, com incentivo da atual gestão, decidiu tirar o sonho do papel.

 

Apenas com a estátua, o custo do projeto seria de R$ 1,5 milhão, mas, após ser incrementado com outros símbolos religiosos que transformaram a ideia no maior complexo turístico religioso de Santa Catarina, toda a conclusão deve custar cerca de R$10 milhões.

 

Prim afirma que a construção do santuário é uma forma de agradecer as bênçãos que já recebeu. “Como eu sou devoto a Nossa Senhora de Lourdes quis fazer uma homenagem e agradecer a ela por tudo que tem me ajudado durante a minha caminhada”, explicou.

 

Além da estátua gigante de Nossa Senhora de Lourdes, o complexo vai contra com uma imagem de Santa Bernadete, já em construção. Entre as “construções gigantes” está ainda uma cruz de 50 metros e também servirá como mirante, proporcionando uma visão diferenciada do santuário e da cidade de Ituporanga.

 

O projeto conta ainda com uma escadaria de mil degraus que dará acesso ao santuário e que contará com áreas de descanso e imagens de outros santos. Serão, no total, 14 imagens: uma estátua de Jesus Cristo, uma d’A Boa Samaritana e também dos 12 Apóstolos de Cristo.

 

A estrutura terá também um rosário gigante, com 32 metros de altura, 10 metros de extensão e bolas de acrílico com luzes de LED. O complexo turístico deve contar ainda com trilhas e acesso a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica próxima do santuário.

 

Ponto turístico

 

Mesmo antes de ser inaugurado o Santuário, do Louvor já é um oficialmente um ponto turístico catarinense. Projeto de Lei do deputado Milton Hobus (PSD) que foi aprovado pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) torna a área em um espaço de interesse turístico e inclui eventos e celebrações no calendário oficial do estado.

 

O turismo religioso é muito importante para um Estado tão devoto como o nosso. Ele não só reúne fiéis, como também desenvolve os municípios. E esse investimento de Ituporanga vai deixar uma grande marca para a cidade”, destaca Hobus.

 

O deputado destaca ainda que o turismo religioso é benéfico para as regiões que o recebem pois as pessoas motivadas pela fé procuram conhecer mais a história do local para onde vão. Assim, o movimento ajuda o desenvolvimento da economia local, como se observa em Nova Trento, sede do Santuário Santa Paulina, o segundo principal destino religioso do país em número de visitas.

 

Atualmente, Santa Catarina conta com a Rota do Turismo Religioso que engloba 12 regiões, 22 santuários e centenas de destinos para peregrinação. O Caminhos do Alto Vale, por exemplo, engloba rotas em Rio do Sul, Salete e Ibirama.


FONTE: ND+ / RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.

 

Justen Celulares