Rui Car
14/08/2019 16h10 - Atualizado em 14/08/2019 15h09

Saúde de Rio do Sul fará varredura para vacinação contra a febre amarela

Equipes vão trabalhar no sábado para visitar comunidades distantes e alertar moradores sobre a prevenção

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul fará um trabalho intensivo de visita de casa em casa para encontrar pessoas que não se vacinaram contra a febre amarela. A ação começa no sábado (17), a partir das 8h, quando equipes vão se dividir em grupos para atender comunidades e conversar com moradores.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, os moradores serão visitados para que os profissionais possam fazer a conferência das carteiras e vacinar aquelas pessoas que eventualmente ainda não foram imunizados. É uma medida de prevenção, já que o Estado está preconizando os municípios a fazerem ações de “varredura de borda”, pois mesmo com grande cobertura, é necessário que 100% das pessoas estejam imunizadas.

 

Em campanha realizada no primeiro semestre, Rio do Sul vacinou 84,27% da população. Em estimativa da Secretaria de Saúde, restariam ainda 8.642 pessoas que não foram vacinadas. O público-alvo é de crianças com idade a partir de nove meses, até adultos com 59 anos. A vantagem é que a vacina da febre amarela tem validade para toda a vida. Ou seja, se a pessoa tem registro na carteira de vacinação, ela já é considerada imunizada.

 

“Nossa equipe está fazendo um trabalho de conscientização, o que chamamos de ‘varredura de borda de mata’, que é chegar a comunidades mais distantes e visitar famílias que eventualmente não foram alertadas sobre a importância desta campanha”, explica Sueli.

 

As equipes de saúde estarão identificadas e aptas para fazer a vacinação na residência do morador. “É uma campanha necessária e importante, onde temos que agradecer o empenho de nossas equipes que vão trabalhar no sábado para atender a população. E ressaltamos que as unidades nos bairros também estão abertas para atender aqueles que ainda não foram vacinados contra a febre amarela”, lembra a secretária.

 

Comunidades que serão visitadas

Dia 17 de agosto de 2019 – das 8h as 12h 

– Albertina

– Ribeirão do Tigre, na Barra do Trombudo

– Serra Taboão

– Serra Canoas e Estrada do Redentor, no Fundo Canoas e Canta Galo

– Itoupava

 

Dia 31 de agosto de 2019 – das 8h as 12h

– Alto Bela Aliança

– Valada São Paulo

– Rainha – Região da BR 470

– Alto Progresso

– Rua dos Quintinos, no bairro Bremer

Justen Celulares