Rui Car
24/04/2021 11h56

SC afastou 36% dos policias por causa da Covid-19; percentual é o terceiro maior do Brasil

Dos 13.362 agentes, 4.844 precisaram se ausentar do cargo em algum momento por apresentar sintomas, fazer parte de algum grupo de risco ou ter de fato contraído o vírus e um morreu

Assistência Familiar Alto Vale
Policiais têm trabalhado em fiscalizações para evitar descumprimento de regras contra a Covid em SC (Foto: PMSC / Divulgação)

Policiais têm trabalhado em fiscalizações para evitar descumprimento de regras contra a Covid em SC (Foto: PMSC / Divulgação)

Delta Ativa

Santa Catarina afastou 36,25% do efetivo das polícias Militar e Civil por conta da Covid-19 em 2020. Dos 13.362 agentes, 4.844 precisaram se ausentar do cargo em algum momento por apresentar sintomas, fazer parte de algum grupo de risco ou ter de fato contraído o vírus.

 

Com o terceiro maior índice de baixas momentâneas do país por conta da doença, o Estado superou o registrado nacionalmente. No Brasil, 24,54% do efetivo foi afastado nos meses da pandemia segundo dados do Monitor da Violência divulgado na sexta-feira (23).

 

Santa Catarina ficou atrás apenas de Sergipe, que afastou 36,54% dos policiais, e Tocantins, que registou 37,96% de afastamentos. O G1 procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para posicionamento sobre os dados e em relação às ações de prevenção e não teve retorno até a publicação desta reportagem.

 

Apesar do grande número, o estado apresentou uma taxa média de apenas 0,1 mortes para cada grupo de 1 mil policiais. Foi uma morte, do policial militar Fábio Alves Leite, de 43 anos, em março deste ano. Ele foi homenageado por colegas em todo estado.

 

No Brasil, além de transformar a rotina das polícias o vírus provocou somente no ano passado a morte de 465 policiaisÉ mais que o dobro do número de agentes assassinados nas ruas do país em 2020.

 

Vacinação da segurança em SC

 

No dia 9 de abril, agentes da segurança pública começaram a ser vacinados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses, nesse primeiro momento, serão destinadas a apenas aos profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19. (veja a lista abaixo)

 

– trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transportes de pacientes;

– trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

– trabalhadores envolvidos diretamente na vacinação contra a Covid-19;

– trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independe da categoria.

 

Segundo o boletim divulgado na noite de sexta (23), 13 mil pessoas morreram pela Covid-19 em Santa Catarina. O número de pessoas contaminadas desde o início da pandemia é de 868 mil.


FONTE: G1 SC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

Justen Celulares