Rui Car
13/07/2020 19h23 - Atualizado em 13/07/2020 20h06

SC anuncia novas restrições para conter o Coronavírus; atividades são suspensas por duas semanas

Estado suspendeu por mais 14 dias competições esportivas e atividades de cinemas, teatros, casas noturnas e museus

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

O governo de Santa Catarina anunciou no início da noite desta segunda-feira (13) novas medidas de isolamento social para enfrentar o crescimento dos casos de Coronavírus no Estado. Por 14 dias, estão proibidas em Santa Catarina as atividades de cinemas, teatros, casas noturnas, museus e qualquer evento com reunião de público.

 

A mesma decisão confirma também a suspensão por 14 dias de todos os eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) ou pela iniciativa privada. A parada do Campeonato Catarinense já havia sido anunciada mais cedo, seguindo o cancelamento da rodada que ocorreria no domingo (12). A decisão do governo de SC de anunciar novas medidas foi antecipada com exclusividade neste domingo (12) pelo colunista Ânderson Silva.

 

As medidas do governo suspendem atividades que, desde a semana passada, estavam regradas conforme a decisão dos prefeitos. Em várias regiões as proibições haviam sido mantidas e, na prática, não mudam com o novo decreto do governo.

 

Segundo o governador Carlos Moisés, a medida tem o objetivo de achatar a curva de contágio nas regiões catarinenses, para evitar um colapso do sistema hospitalar.

 

– Queremos garantir que todos tenham atendimento caso seja necessário. É nisso que o Governo do Estado vem trabalhando desde o começo desta pandemia. Infelizmente ainda não temos uma vacina ou uma receita para combater a doença. Nós já ampliamos a oferta de leitos de UTI em quase 70%, porém o sistema está tensionado em algumas regiões. Precisamos ampliar o isolamento social para passar por esse período – disse o governador.

 

A decisão do Estado, segundo o secretário de Saúde André Motta Ribeiro, foi tomada com prefeitos a partir da necessidade de uma intervenção em nível estadual. 

 

– Quatorze dias é o tempo de maturação dessas medidas. A cada dia avaliaremos o impacto disso. Algumas regiões estão mais impactadas do que outras, mas, de uma forma geral, o Estado precisou fazer essa intervenção para trazer um regramento, mas mantemos o contato diário com os municípios para ver o que cada região pode fazer ainda mais – afirmou o secretário.

 

Conforme o mapa de risco do Governo do Estado, atualmente Santa Catarina tem três regiões com risco potencial “gravíssimo” pela pandemia: Foz do Rio Itajaí, Xanxerê e Laguna. Outras 11 regiões estão em situação de risco grave. 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares