Rui Car
23/05/2023 10h40

SC não registra caso de Influenza Aviária mas Governo reitera alerta máximo às medidas de biosseguridade

Os produtores devem reforçar as demais medidas de biosseguridade e proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção.

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

 

A Secretaria da Agricultura emitiu uma nota técnica de alerta máximo em relação a medidas de biosseguridade para prevenção a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Após a publicação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) da Portaria MAPA nº 587, que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias, o secretário da Agricultura, Valdir Colatto, e a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, reiteraram a necessidade de reforço de medidas de biosseguridade para avicultura comercial e a recomendação para a restrição temporária de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense.

 

Não há registro de casos em Santa Catarina

 

Em caso de qualquer suspeita de influenza aviária, a Cidasc deve ser imediatamente comunicada através do telefone: 0800 643 9300. Caso aviste alguma ave doente ou morta, não toque no animal e não o leve para casa.

 

Os produtores devem reforçar as demais medidas de biosseguridade e proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. A medida visa proteger a saúde e segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

 

O consumo da carne de aves e ovos é totalmente seguro, conforme respaldado cientificamente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

 

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares