Rui Car
30/06/2021 11h05 - Atualizado em 30/06/2021 16h53

SC tem alerta para onda de frio intenso, mar muito agitado e ressaca; veja as regiões

Ciclone subtropical provoca rajadas de ventos de até 90 km/h em alto mar; temperaturas não devem passar dos 17°C nesta quarta-feira (30)

Assistência Familiar Alto Vale
Defesa Civil alerta para mar muito agitado e ressaca nesta quarta-feira (Foto: Anderson Coelho / Arquivo)

Defesa Civil alerta para mar muito agitado e ressaca nesta quarta-feira (Foto: Anderson Coelho / Arquivo)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

onda de frio intenso vai continuar em Santa Catarina nesta quarta-feira (30). A Defesa Civil do Estado alerta, ainda, para condições de mar muito agitado, ressaca e risco de alagamentos costeiros entre Florianópolis e Itajaí.

 

A atuação de uma massa de ar polar favorece o predomínio de sol e a sensação de frio em todo o Estado. Na tarde desta quarta, as temperaturas chegarão aos 8°C no Planalto Sul, variando de 11°C a 14°C no Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e região Serrana. Nas demais áreas, as temperaturas ficarão abaixo dos 17°C.

 

A partir da noite as temperaturas voltam a cair bastante, segundo a Defesa Civil. A partir da tarde de quinta-feira (1º), as temperaturas aumentam gradualmente, mas o frio ainda deve persistir nos períodos da manhã e da noite.

 

Mar muito agitado e ressaca

 

ciclone subtropical Roani, localizado no mar próximo à costa do Rio Grande do Sul, favorece condições para ventos fortes, com rajadas em torno de 90 km/h em alto mar.

 

A previsão indica, ainda, rajadas de ventos em torno dos 50 km/h, principalmente, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O risco para ocorrências associadas ao mar agitado e ressaca é alto nas áreas em laranja do mapa abaixo e moderado nas regiões em amarelo.

 

Veja o mapa:

 

Mapa mostra regiões que terão mar muito agitado – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Mapa mostra regiões que terão mar muito agitado (Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação)

As ondas terão direção sudoeste/sul em todo o Litoral, com altura de 2,5 metros a 3 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. O Litoral Sul poderá ter picos de até 3,5 metros. Nas demais áreas do Litoral, as ondas chegarão aos 2 metros. Há risco de ressaca do Litoral Sul a Florianópolis.

 

A forte agitação marítima causada pela atuação do ciclone subtropical Roani e a combinação da maré astronômica favorecem condições para alagamentos costeiros entre Florianópolis e Itajaí. O mapa abaixo mostra as localidades com risco moderado para alagamentos.

 

Confira o mapa:

 

A Defesa Civil alerta para alagamentos costeiros nesta quarta-feira (30) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A Defesa Civil alerta para alagamentos costeiros nesta quarta-feira (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Recorde de neve

 

A madrugada desta quarta foi marcada por mais neve em Santa Catarina,  dois dias após o primeiro registro do ano. E não foi só isso: segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, trata-se da primeira vez em 23 anos que neva por três dias consecutivos em São Joaquim, na Serra.

 

A neve já havia dado as caras na madrugada de segunda (28) e por volta das 17h de terça (29). Nesta quarta, começou entre 00h e 1h, de forma fraca e se estendendo pela madrugada.

 

Às 4h30, segundo Coutinho, São Joaquim já tinha a neve mais intensa dos últimos três dias. A garoa de neve, inclusive, continuava e os termômetros marcavam -0,5°C. Os flocos continuavam a cair até 5h40 e pela manhã, havia bastante neve acumulada. Às 6h45 os termômetros de rua marcavam -2°C, com sensação térmica de -5°C.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares